Comissão de Educação aprova audiências com foco em alfabetização e segurança

 Comissão de Educação aprova audiências com foco em alfabetização e segurança

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na sessão desta terça-feira (12), cinco audiências públicas que tratarão de temas prioritários para o estado, com destaque para a educação e a segurança pública.

Um dos principais assuntos discutidos foi o pedido da deputada Olívia Santana (PCdoB) para a realização de uma audiência pública sobre o programa Bahia Alfabetizada. A iniciativa ganhou urgência após o recente lançamento do programa pelo governo do estado.

Durante a reunião, Olívia apresentou dados preocupantes, apontando que apenas cerca de 36% das crianças em Salvador estão alfabetizadas e que somente 20% dos municípios baianos apresentam índices acima da média de alfabetização. O governador Jerônimo Rodrigues fez um apelo para que deputados e prefeitos se unam na busca por melhores resultados nesta área.

Outra audiência pública aprovada, a pedido do deputado Robinson Almeida (PT), tem um tema culturalmente relevante: “O museu é a rua: uma experiência de musealização popular a partir da retomada da Festa do Lixo”. O objetivo, explicou Robinson, é valorizar a cultura popular e a memória social da comunidade.

A comissão também autorizou a realização de uma audiência para debater a política de reparação e assistência humanitária às vítimas de ações policiais, conforme determina a Lei 2577/25. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, será convidado a participar do evento.

As demais audiências públicas aprovadas terão como foco a atuação dos técnicos industriais e a comemoração do Dia Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. As datas para a realização das audiências serão definidas e divulgadas em breve.

Participaram da reunião desta terça os deputados Penalva (PDT), Hilton Coelho (PSOL), Robinson Almeida (PT), Rosemberg Pinto (PT), Felipe Duarte (PP) e Zé Raimundo (PT).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.