Compromisso socioambiental do Parque Shopping Bahia é destaque em premiação de upcycling

Shopping em Lauro de Freitas foi o que mais arrecadou resíduos têxteis para o projeto Repense Reuse em 2024 com um total de 13 toneladas
O comprometimento com a sustentabilidade em órgãos públicos e grandes empresas da Bahia foi celebrado no *Troféu Movimento Repense Reuse 2024*, realizado nesta terça-feira (15), no Parque da Cidade, em Salvador. Entre os homenageados, o *Parque Shopping Bahia*, em Lauro de Freitas, se destacou ao liderar a arrecadação de resíduos têxteis em seu segmento, com um total de *13 toneladas coletadas apenas em 2024*. Parceiro do Repense Reuse desde 2022, o shopping mantém um ponto fixo de coleta de roupas, calçados e acessórios para o projeto, que promove o reaproveitamento desses materiais e evita o seu despejo inadequado em aterros sanitários.
“O Parque Shopping Bahia foi um dos primeiros a aderir ao Repense Reuse, pouco mais de um ano após o início do projeto, e, desde então, seguimos firmes no nosso compromisso com a sustentabilidade e o impacto social positivo. Liderar a arrecadação de resíduos têxteis no seguimento shopping é um reflexo do engajamento da nossa comunidade e do papel ativo que assumimos nessa construção coletiva em prol de atitudes mais sustentáveis”, destaca Bruno Carvalho, gerente de Marketing do Parque Shopping Bahia.
Além do Repense Reuse, o shopping mantém em seu espaço outros projetos de sustentabilidade de forma perene como a Estação Sustentável (ponto de coleta para metal, vidro, plástico, papel, papelão, pilha, bateria e bitucas de cigarro); TAMPET (ponto de coleta de lacres metálicos e tampinhas de garrafa pet); Ecovagas (vagas para carregamento de carros elétricos); e Troca Óleo (troca de dois litros de óleo de cozinha por 1 detergente de 500ml). O centro de compras ainda apoia o projeto Essa Praia Também é Minha, que já recolheu mais de uma tonelada de microlixo através de mutirões de limpeza nas praias da cidade de Lauro de Freitas.
*Repense e Reuse* – Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais.
A iniciativa é pioneira no Brasil e a Bahia foi o primeiro estado a implantar essa atividade socioambiental, focada em beneficiar a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente, uma vez que a recolha de toneladas de têxteis evita o acúmulo nos aterros sanitários. Atualmente, o projeto tem um total de 414 pontos de coleta, sendo 242 destes somente no estado. Em 2024, o Repense Reuse arrecadou 430 toneladas de têxteis, conseguindo recuperar e transformar 1,6 milhões de têxteis em novas peças. Os resíduos têxteis, considerados peças aparentemente inúteis, são destinados à reutilização criativa na criação de novos produtos através de costureiras capacitadas nos projetos sociais da Humana Brasil, na técnica conhecida como upcycling.