Conferência Municipal de Educação de Lauro de Freitas será aberta nesta sexta-feira (06) no IFBA
A abertura da Conferência Municipal de Educação de Lauro de Freitas será realizada nesta sexta-feira (06), a partir das 18h30, no auditório do IFBA, no bairro de Itinga. No segundo dia, neste sábado (07), o evento contará com a discussão de sete eixos temáticos e plenárias durante a manhã e à tarde, das 8h às 17h. O tema central aborda: “PNE (2024-2034) Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”.
A palestra magna na abertura do evento será feita por Paulo Gabriel Nacif, professor titular da UFRB, presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) e ex-secretário Municipal de Educação de Lauro de Freitas. Entre os principais focos da Conferência Municipal de Educação estão as avaliações e proposições para a elaboração dos planos municipal, estadual e nacional de educação para os próximos dez anos.
Como reforça a secretária Municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, a conferência é um espaço de construção coletiva, onde educadores, estudantes, pais e segmentos da sociedade têm a oportunidade de discutir os desafios e oportunidades do sistema educacional. “Esta conferência não pode ser subestimada, pois ela molda diretamente o futuro da educação em Lauro de Freitas. É aqui que identificamos as necessidades das escolas, traçamos estratégias para melhorar a qualidade do ensino e promovemos a participação de todos os envolvidos”, disse
Realizado pela Comissão Temporária de Organização da Conferência, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF).
Confira os sete eixos temáticos
Eixo I – O PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência, e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Equidade, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.
Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.
Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.
Eixo VI – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.
Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.