Confiança da Indústria recua pelo sexto mês consecutivo

 Confiança da Indústria recua pelo sexto mês consecutivo

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,7 ponto em janeiro, indo para 98,4 pontos, menor nível desde julho de 2020 (89,8 pontos). O indicador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) cedeu pelo 6º mês consecutivo e começa o ano com queda disseminada em todos os segmentos. Pesaou sobre esse resultado as incertezas em decorrência do aumento nos casos de Covid-19, que tem levado a reduções no quadro de funcionários e a ampliação das restrições no Brasil e em por países que também sentiram o recrudescimento da pandemia.

“Tanto as perspectivas sobre o ritmo da atividade produtiva, quanto sobre a evolução da demanda foram comprometidas. A sequência de quedas não é observada desde 2014, quando foram registrados 8 meses consecutivos de retração”, comentou a economista do FGV, Ibre, Claudia Perdigão, que tem uma visão mais otimista para o restante do ano. “A redução gradual dos gargalos que vêm pressionando a indústria, como a escassez de insumos, podem colaborar para a recuperação do setor no decorrer de 2022.”

De acordo com o FGV Ibre, o Índice Situação Atual (ISA) cedeu 1,2 ponto, para 99,8 pontos, menor valor desde agosto de 2020 (97,8 pontos). O Índice de Expectativas (IE) caiu 2,0 pontos para 97,1 pontos, menor patamar desde abril de 2021 (96,9 pontos).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.