Confira a programação da Festa Literária Internacional na Bahia

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) será realizada entre esta quinta-feira (13) e domingo (16) e conta com a participação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e das suas unidades vinculadas, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Pedro Calmon (FPC). São quatro dias em meio a livros de todos os tipos para todos os gostos e idades, mesas de debates com escritores, exposições, sarau, contação de histórias e outras atividades, que vão movimentar a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

Na abertura da Flica, quinta-feira (13), a partir das 15h, o secretário de Cultura, Jorge Portugal, fará a apresentação do Mapa da Palavra, composto por um site (mapadapalavra.ba.gov.br) e quatro publicações, que serão distribuídas gratuitamente durante a Flica. Na sequência, assume a mediação da primeira mesa da feira literária com a historiadora e escritora Mary Del Priore, sob a temática, Histórias da Gente Brasileira.

O projeto de mapeamento que objetiva incentivar a literatura na Bahia, apresenta os seus primeiros resultados. Entre eles, o identificar artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia e ajudar a divulgar suas produções. Na primeira chamada, entre 2015 e 2016, o projeto contou com a participação de artistas de mais de cinquenta municípios do Estado. Posteriormente, um organograma de distribuição do mapa para todo o estado será desenvolvido pela Funceb.

Site e Revista – O Mapa da Palavra.BA é uma ação da coordenação de Literatura da Diretoria de Artes da Funceb. O site contará com minibiografias e trabalhos literários dos autores, como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia, e poderá ser consultado a partir do dia do lançamento. O Portal inclui o conteúdo completo das publicações impressas que estarão sendo lançadas na Flica.

Quatro volumes da revista Cartografias, contendo as produções de artistas da palavra selecionados na primeira chamada do Mapa da Palavra.Ba, serão lançados na Flica. Cada volume segue a inspiração das estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. “Difundir esta cartografia é promover um diálogo estético, espacial; criando relações entre cidades, artistas, formas de criar; é expor entonações e estilos diversos e apostar na troca de experiências e na reflexão”, ressalta Fernanda Tourinho, diretora da Funceb.

Neste momento, o Mapa da palavra.BA é o mais completo levantamento de dados sobre a literatura contemporânea na Bahia e por isso também tem como função servir de base para o planejamento de programas, projetos e ações que incentivem o desenvolvimento das letras em nosso Estado.

Livro, Leitura, música e Biblioteca – A programação da Cultura também segue com as ações da FPC na Flica. Atividades com a juventude local na Biblioteca Móvel, gravação de depoimentos sobre a importância da leitura na formação de participantes da Feira, oficina de mediação de leitura e lançamento do projeto “O violão e a palavra”, além de lançamentos de livros de escritores baianos.

As ações propostas priorizam a interação com a população local, especialmente os jovens estudantes e, este ano, boa parte delas terá registro em vídeo de modo a gerar desdobramentos em outros eventos da Fundação. Os registros integram o projeto “Memórias de leitura”, que pretende captar depoimentos sobre leituras que marcaram a vida daqueles que circularem pela Flica nestes dias. Dentre elas, a Oficina “O fantástico mundo da leitura”, com o poeta, escritor e professor Anderson Shon, que promoverá a produção de textos de diversos estilos literários por parte de estudantes de escolas públicas locais. A oficina acontece na sexta-feira (14), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório Hansen Bahia.

A palavra cantada será o foco do diálogo “O Violão e a Palavra”, com a participação do secretário de Cultura, Jorge Portugal e o cantor, compositor e pesquisador da música baiana, Roberto Mendes, que falarão dos meios de composição da música popular, das métricas à melodia, com mediação de Saulo Matias Dourado. A atividade será realizada no sábado (15), a partir das 18h, na Escadaria da Câmara de Cachoeira.

Na programação também terá lançamentos de livros de autores baianos, na sexta-feira (14), a partir das 17h, no Espaço Casa do Governador. Serão eles: Luís Carlos Assis Rosa, com o livro “Conversas Íntimas – Um Convite ao Prazer”; “Olhos D’água”, de Lita Passos e “Dor de Facão e brevidades”, da autora Rosana Almeida.

Também para as crianças, a FPC destinará sua Biblioteca Móvel, que disponibilizará um acervo de mais de mil exemplares, acompanhado de atividades de leituras, “contação” de histórias, palhaços, oficinas de recicláveis, peças teatrais e saraus literários. Na programação, a Cabriola Cia de Teatro e João Lima com o seu “Circo de um homem só”. O ônibus transformado em biblioteca pode ser encontrado na Praça 2 de julho, em Cachoeira, de sexta-feira (14), até o domingo (16) pela manhã.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
SERVIÇO:
Violão e a Palavra – Escadaria da Câmara
· Sábado 15 de outubro; às 18h30

Conversa cantada com Jorge Portugal e Roberto Mendes
Fantástico Mundo da Leitura – Auditório Hansen Bahia
· Sexta-feira 14 de outubro; das 8h às 12h e das 14h às 18h

Oficina com alunos de escolas públicas de Cachoeira
Lançamento de Livros – Espaço Casa do Governo
· Sexta-feira 14 de outubro; das 17h às 18h30

Conversas Íntimas: um convite ao prazer – Luís Carlos Assis Rosa
Olhos D´agua – Lita Passos
Dor de Facão e Brevidades – Rosana Almeida
Escolas Culturais – Stand
· Quinta-feira 13 de outubro; das 8h às 12h e das 14h às 18h

· Sábado15 de outubro; das 9h às 17h

Biblioteca Móvel – Praça 2 de julho
· Sexta-feira 14 de outubro; das 9h às 17h

Brincadeiras, jogos educativos e Leituras ao ar livre com equipe da Bibex
Cabriola Cia de Teatro
Oficina de Material Reciclado
Batalha de poesias com alunos das escolas de Cachoeira
João Lima (Circo de um homem só)
Contação de histórias com a “Caixa mágica” Equipe da BIBEX
· Sábado15 de outubro; das 9h às 17h

Oficina de Material Reciclado
O Palhaço e a bailarina
Brincadeiras, jogos educativos e Leituras ao ar livre com equipe da Bibex
Tarde de autógrafo com a escritora Ingra Daniele
Contação de histórias com a “Caixa mágica” com a equipe da BIBEX
Sarau de poesias com Priscila Sodré

· Domingo 16 de outubro; das 9h às 12h

Brincadeiras, jogos educativos e Leituras ao ar livre com equipe da Bibex
Contação de histórias com Danielle Andrade
Oficina de materiais recicláveis com a equipe da BIBEX

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading