novembro 28, 2020

970×90

Confira como serão as regras para reabertura de academias, bares e restaurantes em Salvador

Confira como serão as regras para reabertura de academias, bares e restaurantes em Salvador

A Prefeitura de Salvador apresentou nesta quarta-feira (5/8) o protocolo de reabertura da chamada fase 2, que deve acontecer até a próxima semana e beneficiará 30 mil estabelecimentos. Estão inclusos academias, salões de beleza, museus, galerias de arte, bares e restaurantes, de forma gradual.

Segundo as novas regras, as academias só poderão funcionar de segunda a sábado, com horário definido pelo estabelecimento. Será permitida a realização de atividades individuais e coletivas com marcação no solo. O usuário, porém, só poderá ficar no local por até 1h, além de usar sempre a máscara de proteção individual. O atleta que não conseguir utilizar o equipamento que pode prevenir a Covid-19 não poderá entrar no prédio. 

Academoa

Os salões de beleza, por sua vez, terão horário específico para funcionar em toda a cidade: de segunda a sábado, das 10h às 19h. O atendimento será individual e sempre com agendamento de horário. Só serão permitidos acompanhantes que estejam responsáveis por crianças, idosos e pessoas com deficiência. A higienização dos equipamentos usados pelos profissionais precisa ser realizada e o intervalo de, no mínimo, 15 minutos entre dois clientes, terá que ser respeitado. 

Sal-es-de-beleza

Já os comércios que trabalham com alimentos terão horários distintos. Os bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares podem funcionar de segunda a domingo, das 12h às 23h. Já as lanchonetes abrem das 7h às 16h. As hamburguerias foram enquadradas na mesma categoria dos bares.  Ainda seguindo o protocolo da gestão municipal, estão proibidos os rodízios. O afastamento deve ser de 2 metros entre mesas e 1 metro entre cadeiras de mesas diferentes, tendo um máximo de seis pessoas por mesa. Todos os funcionários e clientes devem usar máscaras e está proibida a realização de eventos. 

Bares-e-restaurantes

Por fim, estão os centros culturais e galerias de arte. Todos deverão operar com 30% da capacidade, devendo abrir às 10h e fechar às 16h de segunda a sábado, sem restrição no domingo. A venda de ingressos deverá ser preferencialmente virtual. Caso seja gratuita a visitação, o agendamento precisará ser feito de forma online. Fica proibido, ainda, o uso das visitas guiadas e exposição de obras interativas. 

Centros-e-museus

Também na fase 2, ainda de acordo com a Prefeitura, a praça de alimentação dos shoppings voltará a funcionar, mas com 50% da capacidade total. Os comércios que estavam fechados nos centros de compras por pertencerem à fase 2 também voltarão a operar, seguindo os protocolos estabelecidos. 

EXPECTATIVA 

Para que entre em vigor, é preciso que a taxa de ocupação dos leitos de UTI se mantenha abaixo de 70% por cinco dias, de acordo com protocolo da Prefeitura e Governo do Estado. Atualmente, esse número já foi atingido pelo período de três dias. 

“Não estou aqui autorizando a reabertura. O protocolo de regras e condições de funcionamento é uma demanda natural e legítima de bares, restaurantes, academias, salões de beleza. Eles naõ podem conhecer isso somente na véspera. Como a abertura está cada vez mais próxima, como o alcance da ativação da fase 2 está cada vez mais próximo, então posso apresentar os protocolos”, disse o prefeito ACM Neto. 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde