Confira seis dicas para evitar golpes na internet que usam o coronavírus para atrair vítimas

 Confira seis dicas para evitar golpes na internet que usam o coronavírus para atrair vítimas

A pandemia do Covid-19 é uma realidade que afeta e preocupa toda a população mundial. Por conta disso, aumentaram nos últimos dias o número de fake news relacionadas ao tema, assim como o de golpes na internet que usam o novo coronavírus para atrair as vítimas.

Um desses está relacionado ao auxílio emergencial do coronavírus. Nele, a vítima recebe uma mensagem que afirma que ela tem direito ao auxílio, de R$ 600 a R$ 1,2 mil, mas que para receber o dinheiro é  preciso fazer um agendamento em um site. Os golpistas estão usando até a logo do Governo Federal para enganar as pessoas. 

Para orientar a população a não cair nesse tipo de golpes o Serasa Ensina, braço educacional do Serasa Consumidor, elaborou seis dicas valiosas para que o consumidor se proteja contra as ações de cibercriminosos.

O objetivo desses suspeitos é  roubar dados das vítimas, como o número do cartão de crédito, e vender na Deep Web, camada da internet que não é indexada pelos mecanismos de busca e fica oculta ao grande público, ou seja, que é composta de  conteúdos anônimos ou ilegais.

Veja as dicas:

1 – Não acredite em fake news: em tempos de muita informação, nem tudo que compartilham é real. Aquela receita caseira da amiga da sua avó ou algum link com uma cura milagrosa para o vírus tem grandes chances de ser uma furada! Na dúvida, fique atento aos noticiários para ter informação de fonte segura e saber direitinho como agir no meio da crise.

2 – Sempre checar as fontes: esse é um dos mandamentos básicos para investigar qualquer informação. Se organizações ou pessoas que você nunca ouviu falar e não tem contato, mandam algo para você, desconfie. Pesquise primeiro, a internet está aí para isso! Dá para saber se a notícia é verdadeira ou fake news depois de uma simples pesquisa no Google. Veja se a informação aparece em outros lugares confiáveis antes de clicar em qualquer link duvidoso. Se o conteúdo estiver em apenas um lugar, é mau sinal.
 
3- Não compartilhe seus dados: essa dica parece básica, mas deve ser reforçada em crises como essa. Nunca compartilhe seu RG, CPF, dados bancários e informações de cartão sem necessidade. Sabemos que uma tentativa de fraude é realizada a cada 17 segundos no Brasil. Compartilhando seus dados, você fica muito mais exposto aos golpes. Mesmo ao passar essas informações para conhecidos, você corre risco! Não se sabe se o número de algum familiar ou amigo foi clonado e está sendo usado para te causar prejuízo. 

4 Desconfie de links de doação e benefícios: os criminosos da internet têm muita criatividade e podem se aproveitar da sua boa vontade nesse momento tão difícil. As doações são a principal forma de atrair internautas para links e sites perigosos. Depois que você preenche dados na plataforma, o dinheiro pode ser desviado para hackers que também podem usar seus dados para realizar compras, empréstimos indevidos, além de crimes envolvendo o seu CPF. 

5Não baixe aplicativos desconhecidos: já circulam na internet links para baixar falsos aplicativos sobre COVID-19. Um exemplo deles é o COVID19Tracker. Teoricamente, por meio do aplicativo você pode ver mapas interativos de proliferação da doença e dados estatísticos mundiais. Mas, na verdade, se trata de um malware que criptografa e bloqueia celular, computador e demais dispositivos onde é instalado. Então, fique atento! Acesse apenas sites seguros e NÃO CLIQUE em links desconhecidos para baixar aplicativos.

 6Monitore seu CPF: com todas essas ameaças nos grupos, sites duvidosos e links compartilhados, é ideal estar sempre atento aos seus dados. Como já falamos, muitos hackers podem usar suas informações pra te dar prejuízo. A forma mais fácil para os criminosos fazerem isso é usando o número do seu CPF. No entanto, é possível ter um relatório completo e saber toda vez que consultam o seu CPF. Para isso, você pode usar o Serasa Antifraude. Além de monitorar seus dados 24 horas por dia, você consegue checar se seus eles estão da dark web. Assim, você fica mais seguro contra golpes e fraudes.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.