Conheça os seis valores de um líder

 Conheça os seis valores de um líder

O que grandes líderes, como Jorge Paulo Lemann, Marcelo Tas, Viviane Senna e Bernardinho, têm em comum? Existem características fundamentais que se mostram presentes em homens e mulheres de sucesso, independentemente de suas áreas de atuação ou origem geográfica e socioeconômica, mas uma coisa é certa: o líder é nato, ou seja, nasce líder.

Convivendo há alguns anos com programas de desenvolvimento de jovens profissionais, essas perguntas sempre me intrigaram. Tendo por objetivo contribuir para a formação de líderes para o país, respondê-las seria fundamental para alavancar o crescimento de uma geração ávida por fazer a diferença.

O questionamento não é inédito. Existe bastante material sugerindo conclusões a respeito. De Malcolm Gladwell a Jack Welch, é farta a literatura, entre livros, matérias e artigos, sobre o tema. Mas dois elementos parecem faltar aos modelos já existentes: a simplicidade para, em poucas palavras, comunicar a essência de um líder, e a abrangência para atender de forma transversal diferentes carreiras – de esportistas a gestores públicos, de acadêmicos a executivos.

Após intensa pesquisa, chegamos à conclusão de que, na essência, o que esses líderes têm em comum é um conjunto de crenças e uma maneira de aplicá-las em seu dia a dia, que podem ser entendidos como valores de um líder. Em geral, grandes referências das mais diversas áreas apresentam semelhanças em seu modo de pensar, modo de agir e modo de ser – representados por seis valores fáceis de entender, mas difíceis de aplicar à risca.

1) Em seu modo de pensar, líderes possuem uma ambição de fazer algo grande, maior do que eles, o famoso sonho grande, mas trabalham para isso, não ficam jamais parados.

2) Eles têm clareza de qual é seu propósito, estabelecem metas para alcançar seus objetivos e trabalham com paixão em direção a eles. Mas entendem que não basta sonhar para si mesmos. Suas grandes ambições estão sempre atreladas a uma vontade de criar algo que se perpetue para além de sua existência, um legado.

3) Na hora de agir, encontramos duas características que, aplicadas isoladamente, não produzem o mesmo efeito. A primeira é a execução. Líderes sempre arregaçam as mangas e vão para a linha de frente de seus projetos.

4) No entanto, a execução não é sem fundamento. Eles buscam antes o que já é feito de melhor na sua área de atuação para embasar suas ações – o conhecimento aplicado. Execução sem conhecimento não garante resultados de longo prazo. E conhecimento sem execução só serve para contar história, não gera mudança.

5) Finalmente, os líderes apresentam um jeito de ser que tem como característica marcante o protagonismo, ou a capacidade de chamar a responsabilidade para si. Seus objetivos são cumpridos por esforço próprio, e a culpa de seus insucessos nunca é terceirizada.

6) Eles também apresentam um grande senso de integridade. Agem com transparência, estabelecem relações de confiança e sabem que, mais cedo ou mais tarde, caminhos curtos e atalhos cinzentos podem ter um alto preço.

São esses seis valores simples, muitas vezes até óbvios e de fácil compreensão. No entanto, o que diferencia grandes realizadores de “pessoas comuns” não é apenas o entendimento e a consciência desses pontos, mas sua aplicação à exaustão, dia após dia, ao longo de toda a sua trajetória. Com esses valores absorvidos e disciplina para colocá-los em prática, todo profissional pode chegar tão longe quanto os líderes que mais admira.

Por Tiago Mitraud

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading