CONSUMIDOR DEVE TER COMO GUIA A RAZÃO: nosso comportamento e seus reflexos em relação ao meio ambiente e a saúde financeira

 CONSUMIDOR DEVE TER COMO GUIA A RAZÃO: nosso comportamento e seus reflexos em relação ao meio ambiente e a saúde financeira

Por MOUTINHO, Donovan Soares[1]

Consumo, meio ambiente e saúde financeira. Talvez você esteja se perguntando: o que tem a ver os nossos hábitos de consumo com o meio ambiente e as finanças? Muito mais do que imaginamos!

O mundo vive uma escassez, principalmente de alimentos saudáveis – para atender a demanda global poucos têm ingerido uma comida de qualidade.

A escalada crescente e desenfreada da demanda está nos empurrando para um desastre ambiental sem precedente no qual a busca por recursos naturais está acima do que o meio ambiente é capaz de nos ofertar.

Outro fator com forte impacto no meio ambiente e finanças é o crescimento econômico e industrial recente no mercado local e mundial.

Evitar excessos e desperdícios são as melhores alternativas. O Consumidor consciente contribui para que o impacto ao meio ambiente e ao bolso seja o menor possível.

Muitas vezes, sem refletir levamos o excesso, o supérfluo para casa e somente damos conta quando descartamos.

Nesse momento, recursos naturais não foram aproveitados e esse desequilíbrio tem como reflexo o aumento do custo na busca por mais matéria-prima visando alimentar a cultura do desperdício.

Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e, com isso, contribuir com o meio ambiente e na redução dos preços.

Somente por meio de uma relação mais equilibrada, pautada pela razão, iremos oportunizar que todos tenham acesso a itens básicos e necessários.

¹ Donovan Soares Moutinho é Advogado. Especializado em Direito Tributário, Previdenciário, Responsabilidade Fiscal, Consumidor e Finanças Internacionais. Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/BA Subseção Lauro de Freitas. donovan.advogado@gmail.com

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading