COP30: Júlio Pinheiro celebra protagonismo do Brasil e afirma que “a ciência voltou a orientar as decisões do governo”

 COP30: Júlio Pinheiro celebra protagonismo do Brasil e afirma que “a ciência voltou a orientar as decisões do governo”

Durante sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Júlio Pinheiro, destacou a importância do evento e o papel de liderança que o Brasil assume ao sediar a conferência.

“É uma alegria para todos nós vivenciar, aqui no Brasil, no seio da Amazônia, a COP30. Uma proposta apresentada pelo presidente Lula, que mais uma vez demonstra sua preocupação e engajamento em discutir e encontrar soluções para um dos temas mais urgentes do planeta: a crise climática”, afirmou Júlio Pinheiro.

O secretário ressaltou que a governança ambiental e a transformação ecológica exigem uma atuação conjunta entre União, estados e municípios, de modo a integrar políticas públicas sustentáveis e fortalecer a agenda verde nacional.

Ao abordar o papel do governo federal, Júlio enfatizou que o país vive “o fim da era do negacionismo e a retomada da ciência como base das decisões públicas”. Segundo ele, “o presidente Lula entende que a ciência é a base para as decisões governamentais. As políticas públicas precisam ser construídas a partir do conhecimento — tanto o popular quanto o científico — para que tenhamos intervenções eficazes e sustentáveis”.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.