Coronavírus é dez vezes mais letal que H1N1, diz diretor-geral da OMS

 Coronavírus é dez vezes mais letal que H1N1, diz diretor-geral da OMS

O novo coronavírus é dez vezes mais letal do que o H1N1 disse a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo uma suspensão “lenta” do confinamento. O subtipo da Influenza A surgiu no México em março de 2009.

— Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009 — declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva virtual feita de Genebra.

Enquanto a nova pandemia de coronavírus deixou mais de 118 mil mortes em todo o mundo desde que surgiu na China em dezembro, segundo um dados da Universidade Johns Hopkins, a Influenza A (H1N1) deixou 18.500 mortos, segundo a OMS, no período entre março de 2009 e agosto de 2010. No entanto, a revista médica Lancet estimou o número de mortes entre 151.700 e 575.400.

A pandemia causada pelo vírus A (H1N1) levou a campanhas maciças de vacinação.

Na falta de uma vacina contra o novo coronavírus SARS-Cov-2, a OMS pedem que os países lancem campanhas de diagnóstico generalizadas entre os casos suspeitos, colocá-los em quarentena e acompanhar seus contatos. Seu diretor reconheceu, contudo, que, na “era da globalização, significa que o risco da Covid-19 se reintroduzir e ressurgir pode continuar”.

— Por fim, o desenvolvimento e a distribuição de uma vacina segura e eficaz serão necessários para impedir completamente a disseminação — enfatizou.

Dada a falta de testes e o congestionamento de muitos hospitais pelos infectados, os governos implementaram medidas de isolamento social que levaram à paralisia de setores da economia. Entretanto, nos últimos dias, as pressões se multiplicam para retomar a atividade econômica.

O diretor da OMS recomendou que os países encontrem “o equilíbrio entre as medidas para combater a mortalidade por Covid-19 e outras doenças devido aos sistemas de saúde sobrecarregados e ao impacto socioeconômico” da pandemia. Ele reiterou que as medidas de contenção serão progressivamente suspensas.

— Sabemos que em alguns países, os casos dobram a cada 3 a 4 dias. Enquanto a Covid-19 se espalha muito rapidamente, diminui muito mais lentamente — disse Tedros Adhanom Ghebreyesus. — Isso significa que as medidas devem ser suspensas lentamente e com controle.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading