Coronavírus no Carnaval: Secretarias se juntam para aprovar plano de contingência em Salvador

 Coronavírus no Carnaval: Secretarias se juntam para aprovar plano de contingência em Salvador

As Secretarias da Saúde do Estado do Município estão organizando um plano de contingência para evitar casos de coronavírus durante o Carnaval de Salvador. Na terça-feira (28/1), um médico infectologista admitiu a possibilidade de a doença se espalhar. Em nota, a Sesab informou que “está revisando a capacidade instalada de hospitais com leitos de isolamento simples e isolamento com pressão negativa”.

Ainda de acordo com a nota, o tratamento e os cuidados da doença “até o momento, são semelhantes aos das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como o H1N1”. Profissionais da área de saúde estão sendo orientados para redobrar a prevenção de possíveis contaminações incluindo a lavagem frequente das mãos, uso do álcool gel e a utilização de máscaras. 

O médico infectologista Adriano Oliveira fez um alerta para a preocupação da possível chegada do vírus à capital baiana. Com a multidão de pessoas durante o Carnaval, ele considera que a transmissão do vírus aconteça de forma muito fácil. “Se ele estiver por aqui [o vírus] devemos evitar aglomerações, o que é praticamente impossível na avenida”. A reunião que vai definir o plano de contingência ainda não foi marcada. 

LEIA MAIS: Médico diz que coronavírus pode se espalhar em Salvador no Carnaval; “impossível evitar aglomerações” 

O Aeroporto de Salvador, inclusive, já está adotando, desde a última terça-feira (28/1), medidas de segurança para evitar casos de coronavírus. Potes de álcool em gel estão espalhados pelas áreas internas e externas do aeroporto. Além disso, avisos sonoros são veiculados a cada duas horas ou quando há desembarque internacional e vão alertar para providências em casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Ainda na terça-feira, um suposto caso de coronavírus foi registrado no município de Jacaraci, a 700 km de Salvador. O paciente foi internado na região com quadro de infecção respiratória, após chegada de viagem ao Japão. Ele foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador. A Secretaria da Saúde, porém, descartou nesta quarta-feira (29/1) qualquer associação com o coronavírus.

Fonte: Aratu On

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading