Coronavírus: Uso de máscara passa a ser obrigatório em Lauro de Freitas

 Coronavírus: Uso de máscara passa a ser obrigatório em Lauro de Freitas

Em um novo decreto assinado nesta quinta-feira (30), a prefeitura de Lauro de Freitas obrigou o uso de máscaras em todos os espaços públicos da cidade, incluindo as ruas, avenidas e praças. O anúncio foi feito pela prefeita Moema Gramacho durante uma live no Facebook.

O novo Decreto suspende também os serviços de Tosa e banho animal no território do município e prorroga prazos alterados pelo Decreto 4.610/2020.

Sobre o comércio, ainda não há previsão para a reabertura. Moema foi enfática em dizer que ainda não há previsão da reabertura dos serviços não essenciais e da volta às aulas.

O decreto que suspende os serviços é válido até o dia 15 de maio, mas a tendência é que a validade dele seja aumentada. 

O novo Decreto trata ainda sobre:

– O acesso aos estacionamentos de Supermercados, Hipermercados e Atacadistas;

– Do serviço de delivery e vendas por telefone e internet dos estabelecimentos com funcionamento ao público não autorizado;

– Do grupo de Trabalho para avaliação de cenário e planejamento do retorno à normalidade;

– Da Prorrogação de prazos vigentes, das Medidas de Prevenção e combate ao COVID 19;

– Dos Tributos e Alvarás.

(CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E TENHA ACESSO AO DECRETO)

 

 

 

 

Você sabia?

As estratégias da Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) para mitigar os impactos do coronavírus no sistema de saúde foram reconhecidas pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e servirão de referência para pesquisas relacionadas às boas práticas para o enfrentamento da Covid-19.  Nesses dois meses de pandemia, a Sesa implantou a Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), integrando Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, que recebeu destaque pelo desempenho positivo.

De acordo com o membro da ABM, Ronério Ribeiro, o município apresentou em tempo hábil, ações para gerenciar a crise do coronavírus. “A união das estruturas da Saúde para criar um único setor cuidando dos assuntos relacionados à Covid-19 como CCC, que é um projeto inovador, será publicado em uma revista digital que servirá de respaldo para outras gestões que buscam direcionamento para enfrentar a doença em seus municípios”, disse.

O CCC funciona todos os dias da semana na sede da Sesa. O órgão conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos que realizam a monitoração dos pacientes em tempo real, com uso de ferramentas e sistemas específicos.

Monitoramento

“A equipe monitora e acompanha todos os pacientes notificados pela Vigilância Epidemiológica da Sesa. Nós utilizamos uma plataforma virtual onde os notificados são lançados gerando relatórios epidemiológicos em tempo real. Através desse sistema é calculado porcentagem, coeficiente de incidência além dos números absolutos dos casos de COVID19 no município. Para nós é muito importante o reconhecimento do nosso empenho”, explica e comemora o coordenador do CCC, Vidigal Cafezeiro.

A equipe técnica realiza coleta de material para exames e encaminha para o LACEN – Ba (laboratório habilitado para diagnostico do covid-19 na Bahia). Diariamente informes gráficos são preparados com estatísticas. O CCC também emite parecer técnico e notas técnicas municipais além de monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do COVID 19. “Nós capacitamos enfermeiros, odontólogos para realizarem a coleta nos Pronto Atendimento do município e orientamos outros profissionais como motoristas, recepcionistas, maqueiros e radiologistas para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual e manejo dos pacientes”, conta Vidigal.

“Para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais, recentemente inauguramos o PA Santo Amaro de Ipitanga no Centro com sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados e sala de isolamento”, informou Vidigal.

Lauro de Freitas é o único município da Bahia a oferecer esse tipo de triagem no enfrentamento à pandemia do coronavírus. A unidade oferece suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde são aferidos pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.