Corrida ao Planalto entra na reta final em clima de octógono

 Corrida ao Planalto entra na reta final em clima de octógono

A sinalização das pesquisas de intenção de voto de um cenário com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno levou a campanha para um ambiente de octógono na disputa eleitoral. Além dos dois líderes, os candidatos que vêm no segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede), também ampliaram os ataques nos últimos dias na luta pela sobrevivência. Desta forma, assim como em 2014, a campanha entra na sua reta final em clima de desconstrução.

Mesmo ainda hospitalizado e se recuperando do atentado sofrido há duas semanas, Bolsonaro foi o primeiro a aumentar o tom na semana. Ainda no domingo gravou um vídeo ao vivo direto do seu leito alardeando uma possibilidade de fraude nas eleições por meio das urnas eletrônicas para beneficiar o PT.

Haddad não mordeu a isca e preferiu centrar seus ataques no rival histórico do PT, o PSDB. O candidato petista jogou no colo dos tucanos o impopular governo de Michel Temer e tentou reduzir a crise econômica do final do governo Dilma Rousseff a uma sabotagem do Congresso que teria sido comandada pelo partido de Geraldo Alckmin.

Cada vez mais desacreditado e com aliados já sondando cenários para o futuro, Alckmin tenta sair das cordas atacando os dois líderes. Após duas semanas de trégua, a campanha do PSDB voltou a veicular ataques contra Bolsonaro e usou todo o programa de TV na noite dessa quinta-feira com a mensagem de que os líderes das pesquisas são dois lados da mesma moeda e poderiam transformar o Brasil em uma Venezuela.

Resistindo na terceira colocação, Ciro manteve o foco em ataques a Bolsonaro, principalmente ao vice, General Mourão, a quem chama de “jumento de carga”. Mas não poupou o PT, destacando ter recusado o papel desempenhado por Haddad de ser reserva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marina, por sua vez, busca reverter seu processo de franca desidratação também por meio de ataques. Afirmou que o país não merece a “violência” de Bolsonaro nem o “rouba, mas faz” do PT. Atacou ainda Alckmin, dizendo que o tucano deve ser responsabilizado pelo crescimento da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que domina os presídios paulistas e tem ramificações por todo o país. Em novo ataque a Bolsonaro, afirmou que o “Posto Ipiranga” pegou fogo, ao se referir à proposta do economista Paulo Guedes de um tributo nos moldes da CPMF.

Em meio a tantos ataques, o tema dos tributos foi um dos raros momentos em que a discussão teve algum verniz programático. Após a repercussão negativa da divulgação da ideia do tributo sobre movimentações financeiras, economistas da campanha de Bolsonaro correram para explicar que a ideia é substituir outros impostos e prometeram uma redução da carga tributária. Mas além da questão do tributo específico, a proposta de reduzir a alíquota mais alta do Imposto de Renda também sofreu ataques e os adversários acusaram a candidatura do PSL de querer diminuir tributos sobre mais ricos e aumentar sobre os mais pobres. Haddad repetiu sua proposta de aumentar a margem de isenção, enquanto Alckmin repetiu a ideia de reduzir tributação das empresas, mas passar a cobrar imposto sobre o lucro dos acionistas.

No fim, com mais ataques do que propostas, a campanha se encaminha para a reta final em tom de briga de rua, repetindo o que ocorreu em 2014, quando uma campanha agressiva contra Marina Silva fez com que ela perdesse quase a metade do eleitorado nas últimas semanas. Resta saber se diante das trocas de acusações há espaço para alterações deste porte no cenário deste ano.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading