Corroído pelo salitre, antigo Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas passa por reforma

 Corroído pelo salitre, antigo Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas passa por reforma

Com a reforma o equipamento ganhará uma quadra de beach soccer (futebol de areia)

Inaugurado em 2014 como Centro Pan-Americano de Judô, a Arena de Esporte da Bahia, localizado na praia de Ipitanga na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador passa por uma reforma para recuperar o equipamento que foi danificado pelo índice de salitre marinho da orla da cidade.

Equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), realizou uma vistoria no último trimestre de 2024 e identificou a necessidade de realizar obras emergências no prédio.

A Sudesb informou que a prioridade da manutenção é a retirada das placas metálicas da fachada do ginásio, que apresentavam risco de queda da estrutura. As obras já estão em andamento com previsão para conclusão até o dia 15 de janeiro deste ano. O orçamento da obra é estimado em R$ 190 mil reais.

No ginásio poliesportivo a reforma será na estrutura metálica e concreto; no revestimentos e piso da quadra e esquadrias; instalações hidrossanitárias, elétricas e de incêndio; sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), ar-condicionado e ventilação; drenagem, forros, pintura, cobertura/impermeabilização e equipamentos/acessórios.

O predio administrativo da Arena também passará por uma reforma na estrutura, nos revestimentos e esquadrias; rodapés, vidros e guarda-corpos; instalações hidrossanitárias, elétricas e de incêndio; SPDA, ar-condicionado e ventilação; forros, cobertura/impermeabilização, pintura e equipamentos/acessórios.

A previsão da sessão de licitação para o serviço está para o mês de abril de 2025, com ínicio das obras no mês de maio também deste ano, com conclusão até novembro de 2025. O valor total estimado da licitação é de R$ 11,4 milhões.

Aulas na Arena seguem acontecendo normalmente

As aulas do projeto social Lutas de Combate, seguem acontecendo normalmente de segunda à sexta, nos dois turnos, em salas ao lado no prédio conhecido como espelhado.

São atendimentos cerca de 1.000 alunos na iniciação esportiva com as modalidades de judô, boxe, jiu-jitsu, wrestling, taekwondo, karatê, kung fu, muaythai e hapkido para todas as faixas etárias, principalmente crianças e jovens.

O prédio anexado a Arena da Federação Bahiana de Futebol (FBF) também segue funcionando normalmente apesar da reforma.

Notícias da Bahia

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.