Cortejo Cultural marca a 37ª Lavagem do Caranguejo

 Cortejo Cultural marca a 37ª Lavagem do Caranguejo

Dr. Vidigal marca presença na festividade que faz parte do calendário oficial de Lauro de Freitas

Uma das mais tradicionais festas de Lauro de Freitas, a Lavagem do Caranguejo acontece em Itinga desde 1983. Neste domingo (18), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou a 37ª edição dessa celebração que reúne grupos culturais, baianas, capoeiristas, comunidade e autoridades políticas.

O vice-prefeito Dr. Vidigal Cafezeiro, destacou a importância de fortalecer as comemorações culturais e história da cidade. “O Largo do Caranguejo é um símbolo da história da cidade, em especial da Itinga. Sr. Caranguejo e Pai César deram início, a festa foi crescendo, ganhando o apoio e participação da comunidade, das associações, se tornou uma tradição popular e cultural que conta a história de trabalho e dedicação do nosso povo. Participar da 37ª edição é fortalecer a importância desta história, continuar sendo contada de forma tão forte e alegre”.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, acompanhando as baianas, falou sobre a beleza da cultura da cidade. “Lauro de Freitas respira cultura! São muitos grupos culturais, baianas, blocos e afoxés. Nossa cidade realiza lindas festas como a Lavagem do Caranguejo que conta um pouco da história do bairro e dessas pessoas tão importantes para o município”.

Moema ainda garantiu que “agora com o governo Lula os investimentos na cultura vão retomar garantido realizar festejos ainda melhores no município”.

Um dos idealizadores da Lavagem do Caranguejo, Pai César lembrou como tudo começou. “A Lavagem do Largo do Caranguejo surgiu com o Bloco Nagazumbi, que foi impedido de desfilar no Carnaval de Salvador e junto com Tânia e os demais organizadores, resolvemos fazer a festa no bairro e hoje chegamos a 37° edição com, todo apoio da prefeitura.”

A Lavagem do Largo do Caranguejo está ligada à história de Antônio Pereira Santos (Seu Caranguejo), que ainda jovem, trabalhava vendendo caranguejo. A barraca virou ponto de encontro do bairro e deu origem ao nome da praça.

Com a primeira edição em 1983 a festa caiu no gosto popular e ganhou status de Lavagem do Caranguejo. A Associação Cultural Recreativa e Beneficente do Bairro de Itinga e Adjacências (ACREBIA) foi criada para organizar e executar a celebração. O evento entrou para o calendário cultural da cidade e conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.