Coutinho deve deixar comando da PM; veja possíveis substitutos

 Coutinho deve deixar comando da PM; veja possíveis substitutos

O coronel Paulo Coutinho deve sair do comando-geral da Polícia Militar da Bahia nos próximos dias. Conforme informações apuradas pelo Portal A TARDE, a exoneração do oficial pode acontecer antes do Carnaval, mas o cenário mais provável é de que sua saída aconteça após a festa momesca.

Três nomes aparecem como possíveis substitutos. O primeiro deles é o coronel Luiz Alberto Baqueiro Paraíso Borges, chefe do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul, com sede em Teixeira de Freitas. A sua indicação ao cargo teria a chancela do ex-deputado federal e atual presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto.

A segunda possibilidade seria o subcomandante da corporação, coronel Nilton Cézar Machado Espíndola. O oficial é visto como o braço-direito de Coutinho e teria o seu aval para assumir o cargo.

O último dos nomes informados para a reportagem é o do atual diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS), coronel André Luis Carvalho de Melo.

As especulações em torno da troca de comando da PM surgiram desde o ano passado e foi informado pelo Portal A TARDE com exclusividade. A possível mudança na corporação pode vir acompanhada da reforma no secretariado que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já confirmou que vai fazer e que deve acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano.

Nas forças de segurança, além da PM, a chefia do Corpo de Bombeiros, que hoje é ocupada pelo coronel Adson Marchesini, e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que tem como titular, a perita criminal Ana Cecília Cardoso Bandeira, também podem ser alterados em breve.

O coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho é Aspirante a Oficial PM da Turma 1988. É Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador e Pós-graduado em Gestão Governamental pela Universidade do Estado da Bahia.

Coronel Coutinho, como é mais conhecido, foi nomeado ao comando da Polícia Militar pelo então governador Rui Costa (PT) no dia 12 de janeiro de 2021. O oficial substitui o coronel Anselmo Brandão, que ocupou o posto por seis anos.

Fonte: A Tarde 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.