agosto 12, 2020

970×90

Covid-19: pesquisadores descobrem exame que prevê pacientes que precisarão de ventilador

Covid-19: pesquisadores descobrem exame que prevê pacientes que precisarão de ventilador

Um exame de sangue que prevê os pacientes com Covid-19 que precisarão de ventilador foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Faculdade de Medicina de Virgínia, nos Estados Unidos (EUA). As informações do portal Viva Bem, do Uol.

Normalmente, as pessoas que precisam de um ventilador são aquelas que desenvolvem o quadro grave da doença. A descoberta pode produzir um método para monitorar de forma mais próxima pacientes com maior risco, além de mostrar como a diabetes piora o quadro clínico.

De acordo com a publicação, ao todo, o sangue de 57 pacientes que precisavam de um ventilador para respirar foi analisado. Na sequência, foram analisadas amostras de pessoas que não necessitavam dos respiradores.

O resultado mostrou que os níveis sanguíneos de uma citocina são preditivos. As citocinas podem provocar uma reação exagerada do sistema imunológico, gerando uma resposta excessiva. Ao invés de defender, elas passam a atacar as células do corpo. Em alguns casos, isso provoca uma hiperinflamação no pulmão.

“A resposta imune que descobrimos prever grave falta de ar na covid-19 é conhecida em outras doenças pulmonares por causar danos”, disse o pesquisador Bill Petri, um dos autores da pesquisa. De acordo com o especialista, a descoberta pode ainda levar a uma nova maneira de previnir a insuficiência respiratória em pacientes com a Covid-19. Isso seria feito inibindo a citocina.

Quanto à diabetes, os pesquisadores acharam níveis mais altos de duas citocinas em pacientes que possuíam alto grau de açúcar no sangue.

Para os cientistas, a pesquisa pode ajudar a criar novas formas de se lidar com a doença.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde