Covid-19 pode causar distúrbios cerebrais mesmo em casos leves, aponta estudo britânico

 Covid-19 pode causar distúrbios cerebrais mesmo em casos leves, aponta estudo britânico

Um estudo divulgado pela University College London (UCL), mostrou que a Covid-19 pode causar problemas cerebrais graves em pacientes recuperados da doença, ou que apresentaram sintomas leves. A publicação foi feita no jornal Brain.

De acordo com o estudo, foram analisados o estado de saúde de 43 pacientes no Reino Unido, com idade entre 16 e 85 anos, que estavam em tratamento no National Hospital for Neurology and Neurosurgery. Segundo os médicos do Instituto de Neurologia da UCL, observaram que houve um aumento dos casos de encefalomielite disseminada aguda, uma inflação cerebral rada. Todos os casos ocorreram entre seis dias antes e até 27 dias depois do início dos sintomas do novo coronavírus. 

Ainda conforme Michael Zandi, do University College Londo Hospitals, a inflamção se assemelha à esclerose múltima, mas é mais grave e geralmente só ocorre uma vez, sendo que o processo de recuperação varia entre os pacientes. Além da inflamação, foram relatados casos de pessoas com confusão mental ou psicose nos nervos periféricos, e problemas nos nervos perífericos. Nesse caso, a maioria dos diagnósticos foram dados como síndrome de Guillain-Barré. 

A preocupação dos estudiosos é que a Covid-19 possa provocar efeitos a longo prazo, e alertam que os médicos devem estar cientes do risco de efeitos neurológicos. O estudo completo está disponível neste link.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading