Cres de Camaçari oferece testagem e atendimento especializado para ISTs

 Cres de Camaçari oferece testagem e atendimento especializado para ISTs

Com um atendimento humanizado, integral e gratuito, o Centro de Referência em Especialidades de Saúde (Cres) da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) oferece uma ampla gama de serviços voltados para o diagnóstico, acolhimento e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatites virais, sífilis, HTLV, gonorreia, clamídia, entre outras.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada, composta por três médicos infectologistas, um ginecologista, um pediatra, cinco enfermeiros, dois psicólogos, uma assistente social, uma farmacêutica, uma nutricionista e um técnico de enfermagem, a fim de garantir o cuidado integral às pessoas que buscam atendimento.

Segundo a coordenadora do Cres, Sueli França, os serviços oferecidos estão abertos a toda a população. Inclusive, para pessoas vivendo com HIV, há também testagem rápida para tuberculose e meningite criptocócica. “De janeiro a maio deste ano, foram diagnosticados 257 casos de sífilis, 84 de HIV, 16 de hepatite C e oito de hepatite B”, citou.

Em caso de diagnóstico positivo para alguma IST, o paciente é acolhido pela equipe multiprofissional. No local, a pessoa tem acesso a consultas, ao tratamento, medicação gratuita, atendimento psicológico, social e nutricional, além da realização do preventivo ginecológico para mulheres vivendo com HIV.

Na unidade, também é realizada vacinação para os pacientes atendidos, incluindo tanto vacinas de rotina, como, por exemplo, a da influenza (gripe), quanto vacinas específicas para imunossuprimidos (pessoas com o sistema imunológico enfraquecido).

Além disso tudo, o Cres realiza a coleta de exames laboratoriais importantes para o monitoramento clínico das pessoas em tratamento, como carga viral, CD4, CD8, genotipagem e Western Blot.

O centro também disponibiliza estratégias de prevenção combinada por meio da PrEP (profilaxia pré-exposição), voltada a pessoas com maior vulnerabilidade ao vírus HIV; e a PEP (profilaxia pós-exposição), que deve ser iniciada até 72 horas após uma exposição de risco.

Além do atendimento ambulatorial, a equipe realiza monitoramento contínuo dos pacientes através de sistema do Ministério da Saúde e do controle interno de acompanhamento dos retornos. A unidade também promove ações educativas e pedagógicas extramuros (fora dos limites físicos tradicionais), buscando levar o aprendizado e a informação a diversos espaços e públicos, alcançando, assim, eventos, empresas e locais de trabalho sexual.

Atualmente, o Cres acompanha 1.422 pessoas vivendo com HIV, 199 em uso de PrEP, cinco em tratamento para hepatite C, 43 em tratamento para hepatite B, 20 com HTLV, e 239 crianças de 0 a 11 anos expostas ao HIV.

Mensalmente, a unidade realiza em média 600 consultas multiprofissionais, 250 aplicações de vacinas e medicamentos, 15 exames preventivos para mulheres com HIV, 250 coletas de exames laboratoriais, 600 dispensações de medicamentos, além da distribuição de 36 mil preservativos (masculinos e femininos) e de 3.200 unidades de gel lubrificante. O centro ainda realiza disponibilização de autotestes e de fórmulas infantis para crianças expostas ao HIV.

O atendimento no Cres pode ser feito por demanda espontânea ou por encaminhamentos realizados pelas unidades de saúde. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O equipamento fica localizado na Rua Cardeal, n.º 65, bairro Camaçari de Dentro.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.