Cruzeiro com surto de Norovírus esteve em Salvador na última semana; saiba detalhes

 Cruzeiro com surto de Norovírus esteve em Salvador na última semana; saiba detalhes

Monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após um surto de norovírus, os passageiros do cruzeiro MSC Grandiosa estiveram em Salvador na última semana. O navio saiu do Porto de Santos (SP) no dia 11 de janeiro e atracou na manhã do dia 14 em Salvador (BA). A embarcação ficou na cidade até às 17h.

Dos 6.293 ocupantes, 127 apresentaram Doença Diarreica Aguda (DDA) e foram isolados. O norovírusé o mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista, cidade de onde o navio partiu. Segundo a Anvisa, o vírus é transmitido de pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.   

Em um relato de uma passageira no site Reclame Aqui, os sintomas começaram na chegada em Salvador. “Iniciei meu dia com um mal estar horrível que logo veio acompanhado de vômitos e diarréias, comecei a passar muito mal e fui até a emergência que estava lotada de pessoas com os mesmos sintomas”, conta.

Eles aplicaram somente uma injeção para cessar a diarreia e vômito e me deram duas garrafas de água. Minha sogra e minha sobrinha começaram a ter os mesmos sintomas nesse mesmo dia”, publicou.

Segundo a cliente, apesar do isolamento a circulação de infectados continuou: “No dia seguinte encontramos com muitas pessoas com os mesmos sintomas e circulando no navio. Vimos comentários de pessoas que estavam na semana anterior, que embarcamos, com os mesmos sintomas”.

Em nota a MSC Cruzeiros afirmou estar monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e que os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio foram intensificados. “Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais”, afirmou a companhia.

O Bnews procurou a Seretaria de Saúde de Salvador e solicitou dados sobre aumentos de casos e monitoramento de norovírus na capital durante o período, porém o setor responsável funciona somente em dias úteis. 

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.