agosto 24, 2019

970×90

CTA realiza testes rápidos na Central de Regulaçãoe reforça prevenção às hepatites

CTA realiza testes rápidos na Central de Regulaçãoe reforça prevenção às hepatites

Rápido, indolor e seguro. Foi assim que a dona de casa Ivana Santos descreveu o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C realizado na manhã desta terça-feira (16), na Central de Regulação de Lauro de Freitas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde. Uma média de 50 pessoas fez o teste nesta manhã. A ação acontece na unidade até sexta-feira (19) em alusão a campanha nacional Julho Amarelo que destaca a prevenção das hepatites no Brasil durante este mês.

De acordo com o coordenador do CTA, Jean Santos, em Lauro de Freitas 87 pessoas são tratadas com o vírus da Hepatite C e 53 com o vírus da Hepatite B. Os pacientes sãoacompanhados pela equipe multidisciplinar do órgão, composta por médico infectologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social. “A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O SUS oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado”, destacou.

Durante todo o ano, as Unidades Básicas deSaúde (UBS) e o CTA, localizado na Rua Renato Conceição da Cunha, nº 430, Centro, realizam os testes para demandas espontâneas. Para o servidor municipal, Luís Alberto,fazer o teste rápido é um cuidado essencial com a saúde. “Sempre que tenho a oportunidade eu faço, mas também me cuido e me previno usando preservativos nas relações sexuais”, disse. Já para Aristovaldo Santos, que realizou o exame pela primeira vez, a sensação é de alívio. “Saio com a certeza de que está tudo bem”, ressaltou.

O coordenador do CTA alerta ainda que em muitos casosnão existem sintomas, o que aumenta os riscos da infecçãoevoluir e se tornar uma doença crônica, com danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. “Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam as hepatites”, frisou. Ele informoutambém que a hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguidocorretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o teste rápido pode ser feito na Policlínica Carlos Bastos (Vila Praiana), Pronto Atendimento do Centro Nelson Barros,Unidade de Pronto Atendimento Itinga (UPA), Hospital Menandro de Faria, laboratório Central do Hospital Municipal Dia Jorge Novis e laboratórios privados conveniados.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Silva Júnior

Ascom/PMLF

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: