Cuidado, inclusão e dignidade marcam o balanço social de 2025

Neste mês de dezembro, a Prefeitura de Lauro de Freitas, completa o primeiro ano da atual gestão com avanços significativos e que trouxeram benefícios à população e melhorias no serviço público do município. No campo da assistência social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), apresenta um balanço das principais ações realizadas pela pasta, com políticas socioassistenciais que impactaram diretamente a vida das pessoas.
Neste ano, a secretaria expandiu as oficinas e atividades coletivas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), beneficiando mais de 4600 usuários, graças a um trabalho cuidadoso executado pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
As pessoas idosas também foram beneficiadas pelas ações na área social. Durante o ano, foram realizados cursos, oficinas e iniciativas, a exemplo do Baile do Idoso, que reforçou o compromisso da gestão com a inclusão e o bem-estar da terceira idade.
A atuação constante da SEMDESC foi marcada pelo atendimento humanitário às famílias e comunidades que foram afetadas pelas chuvas. Os trabalhos emergenciais garantiram assistência direta à população, especialmente nas regiões de Portão, Sempre Verde, Boca da Mata e Lagoa dos Patos, no centro da cidade, com distribuição de colchões, cobertores, kits de alimentação e acolhimento às famílias desalojadas.
Dentre as ações que aproximaram a população dos serviços essenciais foram os atendimentos do Cadastro Único realizados dentro das comunidades, assegurando aos usuários, o acesso aos serviços do sistema, como realização de novos cadastros, atualizações de dados, emissão de comprovantes, entre outros.
Outras ações de destaque foram os serviços da Proteção Especial Social às pessoas em situação de rua, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a ampliação de equipe técnica do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atuam diariamente em diferentes áreas da cidade, garantindo condições seguras de deslocamento e mediando o acesso dessas pessoas à rede de proteção socioassistencial.
Entre as principais iniciativas da pasta, se destaca a capacitação e treinamentos ofertados para a população, reforçando o compromisso da prefeitura com a inserção para o mercado de trabalho, por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Cerca de 400 pessoas foram beneficiadas pelos cursos de capacitação profissional.
Neste primeiro ano de gestão, o município tem promovido segurança alimentar e nutricional, através de programas, projetos e a manutenção da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN). Outra estratégia que garantiu acesso à alimentação saudável foi a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribuiu mais de 23 mil litros de leite para a população.
Além disso, o programa Banco de Alimentos distribuiu aproximadamente 50 toneladas de alimentos não perecíveis, incluindo as entregas de cestas básicas, por meio do programa “Comida no Prato e Dignidade na Mesa”, ajudando famílias vulneráveis.
Ações realizadas na área de educação alimentar e nutricional para assistidos pelos equipamentos, melhorias no cardápio do restaurante popular e o fortalecimento da agricultura familiar destacaram os avanços da segurança alimentar do município.
Para o próximo ano, a prefeitura, por meio da SEMDESC segue o compromisso de continuar avançando e promovendo melhorias, através de novas entregas que incluem a expansão dos CRAS, requalificação de Cozinha Comunitária de Itinga, gratuidade da alimentação no restaurante popular, além de outros avanços que beneficie toda a população.
