Cultura LGBT é tema da 2ª edição do Cidadania Cultural em Debate
Entre os quatro convidados desta edição, está Petra Perón, drag latina e guerrilheira que nasceu em Cuba e há um ano veio para Salvador, dispondo-se a fazer sínteses de bandeiras e movimentos sociais com a arte transformista; recentemente, ganhou o título de Miss Salvador Gay 2016 e segundo lugar no Miss Bahia Gay 2016. Também participa Djalma Thürler, secretário de Cultura e Turismo da cidade de Madre de Deus, pesquisador do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e do Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura (CULT), professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia e membro do CUS – Grupo de Pesquisa e Sexualidade (UFBA).
A terceira membro da mesa é Jéssica Ipolito, mulher negra, lésbica, criadora e escritora no blog Gorda&Sapatão – onde discute negritude, lesbianidade, gordofobia e feminismos –, militante feminista antirracista e interseccional; atualmente, cursa bacharelado em Gênero e Diversidade (UFBA). Representando o poder público, estará Vinícius Alves, coordenador de Políticas LGBT da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia.
CULTURA E CIDADANIA – No Brasil, a Constituição Federal coloca os direitos culturais na categoria de direitos humanos fundamentais. Neste contexto, é essencial perceber o conceito de cultura em sua grandeza, que extrapola a produção cultural e artística e se sobressai quanto ao acesso a produtos: ela começa na possibilidade de que as pessoas possam afirmar e valorizar sua própria identidade, se reconhecer como parte de comunidades e da sociedade, além de ter sua integridade e liberdade de expressão protegidas.
O “Cidadania Cultural em Debate” propõe abrir olhar para a urgência de que as políticas públicas culturais cumpram seu papel de contribuir para que a livre expressão das variadas manifestações humanas não seja empecilho para o pleno exercício da cidadania. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão.
A edição inaugural, em agosto, trouxe o tema “Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários”. Depois da pauta LGBT, já estão agendadas “Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado” (26 de outubro), “Culturas negras: proteção, afirmação e resistência” (23 de novembro) e “A mulher, os feminismos e a cultura machista” (14 de dezembro).
Cidadania Cultural em Debate
“Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações”
Com: Petra Perón, Djalma Thürler, Jéssica Ipolito e Vinícius Alves
Quando: 28 de setembro de 2016 (quarta-feira), das 18h30 às 20h30
Onde: Auditório do PAF 5 da UFBA (Ondina)
E-mail: sudecult@cultura.ba.gov.br
Quanto: Gratuito
O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual.
Apoio: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA)
Realização: SecultBA