Currículo Emergencial da rede municipal de Lauro de Freitas representa importância da coletividade na construção de conhecimentos

 Currículo Emergencial da rede municipal de Lauro de Freitas representa importância da coletividade na construção de conhecimentos

Com o objetivo de garantir o direito básico aos estudantes da rede municipal de ensino no contexto da pandemia da Covid-19, o Currículo Emergencial da rede municipal de educação de Lauro de Freitas foi aprovado pela Resolução Nº 003 CME/LF, publicado em 18 de setembro último. Sob a direção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação da Educação Básica, a construção do documento ocorreu de modo coletivo. Além dos gestores da secretaria, participaram do processo construtivo, educadores da rede, membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf).

De acordo com a titular da Semed, Vânia Galvão, o currículo emergencial representa a importância da coletividade na construção de conhecimentos. Conforme ressalta, o documento registra o desafio superado pelos professores, gestores, CME e Asprolf durante a pandemia de 2020, que levou as escolas de todo o país à prática do ensino remoto por conta do distanciamento físico, necessário para controlar a proliferação do vírus. “O currículo reflete o acúmulo de conhecimentos de nossa rede municipal de ensino e nossa capacidade coletiva de criarmos contextos capazes de transformar vidas de nossos estudantes, de seus pais e familiares e de todos nós que emergimos no processo construtivo”, atesta a secretária.

Com 688 páginas, o documento está divido em sete seções que envolve Apresentação, Parâmetros Legais, Temas Integradores, Tecnologia da Informação e da Comunicação em Educação, Educação Especial Inclusiva, os processos de avaliação, além do conteúdo programado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coordenadora da Educação Básica da Semed, Cristina Kavalkievicz, explica que o documento está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular Referencial Bahia (DCRB) e atente à Resolução CME/LF Nº 002, datada de 07 de agosto de 2020.

“Nos pautamos também na formação integral e na garantia do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, no respeito àdiversidade e às especificidades territoriais dasunidades escolares”, destaca Cristina Kavalkievicz. O processo de construção do Currículo Emergencial foi articulado pela diretora do Núcleo Articulador da Educação Integral e Formação Continuada, NadjenaMiranda, em parceria com as diretoras e diretores de todos os departamentos da Coordenação da Educação Básica. O documento está disponível no link:

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