De Barravento a Nina: Lauro de Freitas se destaca como cenário do cinema brasileiro

 De Barravento a Nina: Lauro de Freitas se destaca como cenário do cinema brasileiro

“Lauro de Freitas foi estúdio e laboratório para a gente. Todas as locações estão aqui dentro. Os atores ficaram o tempo inteiro convivendo com as pessoas e respirando o ar do município”, afirma Solange Moraes, diretora geral do filme ‘Nina’. A declaração foi feita nesta sexta-feira (25), ao lado do produtor associado Samuel Machado, durante coletiva realizada no espaço do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), em Buraquinho. O longa é uma produção da Araçá Filmes e distribuição da Europa Filmes.

Em coletiva de imprensa e encontro com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, parte do elenco de “Nina” falou sobre a trama e as gravações das cenas de ação no município. Estiveram presentes os atores Nelson Freitas e Heraldo de Deus, a atriz Ingra Liberato e a ilheense Raíra Machado que interpreta Nina, uma jovem frágil que vive a angústia da espera por um transplante de órgão ao mesmo tempo em que presencia a morte de sua mãe, em sua própria casa.

A prefeita Moema Gramacho relatou sobre como a história do município se fortalece com o audiovisual. “Foi aqui mesmo em Buraquinho que Glauber Rocha iniciou, em 1959, a gravação do filme ‘Barravento’. Hoje temos a honra de saber que a cidade está sendo cenário para mais uma grande produção”. Além de também ter sido local para o filme O Pagador de Promessas, Lauro de Freitas foi palco, nos últimos dois anos, para produções como: O Pequeno Gigante, Frequência Positiva e outros.

No filme “Nina”, a estrutura do Hospital Municipal Jorge Novis foi ideal para gravar as cenas do transplante de órgão de uma das personagens principais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) serviu de cenário para uma delegacia. No bairro da Quingoma foram rodadas cenas de fuga e perseguição, entre outros pontos e equipamentos públicos do município. Ainda segundo Solange Moraes, o Polo de Atores de Lauro de Freitas foi uma das vantagens para se gravar o filme. Cerca de 50 pessoas da cidade, entre atores, atrizes, figurantes, elenco de apoio e personagens participaram.

Para Nelson Freitas a cena mais intensa do filme foi gravada ontem (24). “Passamos a madrugada inteira para gravar a morte de ‘Renata’ que é a mulher do meu personagem, um delegado. O filme ele tem esse caráter policial, é de suspense e ação e espero que seja bem aceito nas salas de cinema e nas plataformas de streamings”, disse. De acordo com Nelson a trama se desenrola pela busca da verdade. Sentimentos de amor e perdão também são ingredientes da história. O longa está na sua última semana de filmagem.

O secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, destaca que “a variedade da cultura de Lauro de Freitas é vibrante e vai estar presente em vários aspectos das filmagens”. Atualmente, a Araçá Filme está no processo de pós-produção do filme “A Pele Morta” e se prepara para estrear em 2020 o longa “Longe do Paraíso”. O filme “Nina” é uma produção baiana através do sistema de financiamento PRODAV 6 da Agência Nacional de Cinema.

Jornalista Laerte Santana

Foto Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

25/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading