De forma on-line, Secretaria de Educação promove a Jornada Pedagógica 2025
Com a proximidade do início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino, marcada para o dia 10 de fevereiro, a Secretaria de Educação promove a Jornada Pedagógica 2025, um período de planejamento para o início do ano letivo. O evento aconteceu nesta segunda-feira (3/2), de forma on-line, e reuniu centenas de fazedores de educação para debater a temática “Educação Transformadora: Diálogos, Saberes e Territórios para uma Formação Integral, Inclusiva e Antirracista.
Com a proposta de criar um espaço de discussão, troca de experiências e organização das práticas educacionais, com foco em aprimorar a qualidade do ensino e combater a evasão escolar, a prefeita Débora Regis deu boas-vindas para os gestores na abertura dos trabalhos da Jornada Pedagógica. “Nossa cidade está construindo uma nova história também na educação e quero dizer a todos vocês, que seremos parceiros para fazer esse novo momento acontecer. Temos uma grande responsabilidade com Lauro de Freitas, e o futuro das nossas crianças passa por vocês. Então, este tema é muito importante para esse momento que a cidade está vivendo e reflete o compromisso da nossa gestão em construir uma educação que reconheça e valorize a diversidade de saberes, integre as riquezas culturais do nosso território e combata as desigualdades históricas”, disse ao desejar excelente evento para todos.
A mesa de debate foi presidida pela secretária de Educação, Tamires Andrade, acompanhada do subsecretário da pasta, Vanilson da Luz, e do diretor da Educação Básica, Paulo Rodrigues. Ao iniciar sua fala, a gestora falou da alegria de poder conduzir este momento. “É com entusiasmo que recebo esta missão pelo trabalho coletivo que, diariamente, constrói uma educação pública comprometida com a transformação social, a qualidade do ensino e o acolhimento de cada estudante. Que esta Jornada Pedagógica inspire, conecte e fortaleça nossos propósitos. Que 2025 seja um ano de conquistas, aprendizagens significativas e avanços que consolide Lauro de Freitas como referência em educação pública”, disse Tamires.
Com o compromisso de construir uma educação que promova práticas pedagógicas inclusivas e equitativas, a conferencista professora doutora Maria Inês Carvalho e com vasta experiência no âmbito educacional explanou sobre o tema proposto na jornada. Maria Inês inicia com um trecho da música “Lenha”, de Zeca Baleiro, e apresenta a seguinte reflexão “o que eu vou dizer: desconstruindo palavras e termos. Na oportunidade, a professora falou da importância de se ter domínio daquilo que se diz, apresentando os subtemas: Coisa, Palavra, Termo, Transformadora, Diálogo e Saber, levantando a questão se as pessoas sabem de fato o que estão dizendo.
Durante a transmissão, que ocorreu por meio do canal oficial da Prefeitura de Lauro de Freitas, no Youtube, foi possível responder questionamentos e esclarecer diversas dúvidas dos professores que interagiram no chat. O momento também foi inclusivo, com a participação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Jornada Pedagógica 2025, segue com atividade interna nos dias 4 a 7.