De volta a Lauro de Freitas, Mutirão de Cirurgias amplia oferta de especialidades

 De volta a Lauro de Freitas, Mutirão de Cirurgias amplia oferta de especialidades

Com o estacionamento do Restaurante Popular lotado, começou nesta segunda-feira (29) a triagem para o Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas. É o segundo ano que o Governo do Estado realiza o projeto em parceria com o município de Lauro de Freitas. Nesta segunda edição, a oferta de especialidades aumentou com a inclusão de cirurgias de tireoidectomia (retirada da tireoide) para adultos, além das cirurgias de vesícula, hérnias, histerectomia; e a incorporação de procedimentos pediátricos de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

A triagem acontece até esta quinta-feira (1º) e o atendimento vai das 7h às 17h. Para realizar a triagem o paciente precisa ter de 14 a 65 anos (adultos) e de 4 a 13 anos (crianças) e levar ao local de cadastramento RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e exames laboratoriais como hemograma completo, TAP, TTPA, ureia, creatinina e glicemia em jejum. Para quem pretende fazer cirurgia de histerectomia (útero) é necessário apresentar o exame preventivo. Os pacientes que farão cirurgia de vesícula, devem comparecer à triagem em jejum para realização do exame de ultrassom.

O mutirão traz para Lauro de Freitas uma estrutura com profissionais capacitados para realizar o atendimento e encaminhamento a uma equipe médica para avaliação dos pacientes e realização de exames como ultrassonografia e raio X nos consultórios móveis.

“Novamente estamos em Lauro de Freitas e agradecemos o apoio da prefeita Moema Gramacho, que abraçou mais uma vez o mutirão”, destacou Deleon Tito, coordenador do Mutirão de Cirurgias. Ao iniciar o atendimento da triagem, Tito deu uma palestra explicando o funcionamento do mutirão e fez uma oração junto com os pacientes e profissionais presentes no estacionamento do Restaurante Popular.

As cirurgias terão início no dia 9/11 no Hospital Municipal Dia Jorge Novis, exceto os procedimentos direcionados às crianças, que serão realizados nas unidades de saúde da rede estadual especializadas em atendimento pediátrico. Na primeira edição o mutirão realizou mais de mil cirurgias. O HMJN conta com uma estrutura de com 20 leitos de enfermaria, duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um laboratório de análises clínicas.

“Estamos muito felizes em poder mais uma vez realizar a cirurgia de pessoas que estão há muito tempo aguardando por esse momento. É gratificante poder devolver à sociedade uma pessoa reabilitada e pronta pra retomar a vida normal”, enfatizou Elisa Daltro, diretora do Jorge Novis. Elisa explicou ainda que todos os equipamentos médico hospitalares estão passando por uma revisão e a equipe do hospital vai passar por uma nova capacitação direcionada ao mutirão.

Além da cirurgia, os pacientes serão assistidos durante o pós operatório e receberão os medicamentos necessário para recuperação. Para os moradores de Lauro de Freitas a Prefeitura disponibilizou, assim como no primeiro mutirão, o carro “Tou Voltando” que leva os pacientes para casa após a alta cirúrgica.

Moradora da localidade de Areias, em Camaçari, Cintia Conceição viu no mutirão uma oportunidade fazer a cirurgia que não conseguiu realizar em sua cidade. “Estou amando o atendimento e estou muito animada com esta oportunidade. Peço a Deus que dê tudo certo”. A paciente foi orientada há mais de um ano a fazer histerectomia.

Para Flávia Cunha, mãe da pequena Isabella, de 4 anos, foi uma felicidade saber que além da cirurgia de hérnia a filha ainda ganharia os medicamentos. “Esse mutirão é uma bênção de Deus. Assim que soube me organizei logo para trazer minha pequena”, destacou a moradora do bairro do Jambeiro.

A segunda edição do mutirão começou em abril no município de Dias D’Ávila e já passou por cidades como Barreiras, Itabuna, Amargosa e Jequié. O projeto foi idealizado pela primeira dama Aline Peixoto e em sua primeira edição realizou mais de 14 mil cirurgias.

Jornalista Mariana Cedrim

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

29/10/2018

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading