Debates marcam o 2º dia da 7ª Conferência Municipal das Cidades

 Debates marcam o 2º dia da 7ª Conferência Municipal das Cidades

Nesta quarta-feira (16/7), a Prefeitura de Lauro de Freitas deu continuidade às atividades da 7ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC). No local, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir cinco eixos temáticos voltados ao desenvolvimento urbano, com ênfase na participação social e na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.

Os eixos debatidos no encontro foram: Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, que abrange questões como planejamento urbano, gestão territorial, habitação, mobilidade urbana e saneamento; Habitação, que foca na garantia do direito à moradia digna e adequada para todos; a Mobilidade Urbana, que discute soluções para garantir o acesso a meios de transporte seguros, eficientes e acessíveis; o Saneamento Ambiental, que aborda a importância do acesso a serviços básicos para a saúde e qualidade de vida da população; e as Periferias, esse tema busca discutir os desafios e oportunidades nas áreas periféricas das cidades, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento urbano.

Segundo o arquiteto e urbanista Luiz Baqueiro, integrante da comissão organizadora, a conferência é fundamental para o planejamento da cidade. “É muito importante retomar esse processo democrático de discutir a cidade e construir, coletivamente, o futuro com o engajamento de todos os atores sociais. O ponto principal é valorizar, na prática, a participação popular, indo além do modelo teórico. Outro destaque é a retomada de pontos-chave, que definem os desafios para o futuro de Lauro de Freitas”, afirmou.

O Titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), Paulo Meireles, destacou o caráter estratégico do evento: “Este momento não é apenas o cumprimento de uma obrigação legal, mas uma ação relevante para a sociedade e a administração. É sobre projetar o futuro, não apenas resolver os problemas atuais, e incluir a revisão do Plano Diretor Municipal”, explicou.

Ana Paula Goes, 42 anos, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, ressaltou a oportunidade de levar demandas populares ao debate: “Participar deste evento é muito significativo para nós, do movimento de moradia, pois é a primeira vez que temos espaço para apresentar nossas reivindicações em Lauro de Freitas”.

Também esteve presente no evento, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), Fausto Franco; além de representantes de associações, entidades e movimentos sociais e sociedade.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.