Débora reforça Fila Zero em Quingoma e celebra conquista histórica dos agentes com 14º salário

A prefeita Débora Regis esteve nesta quarta-feira (03/12) acompanhando de perto a 6ª edição do Lauro Fila Zero, que desta vez acontece no Quilombo de Quingoma. A gestora explicou que esta é uma edição extra, realizada especialmente para garantir que toda a comunidade seja atendida, já que a edição anterior, no Vida Nova, não foi suficiente para alcançar 100% dos moradores de Quingoma.
“É uma edição extra porque, mesmo com o atendimento no Vida Nova, percebemos que ainda faltava gente. Entendemos que precisávamos retornar ao Quingoma para contemplar toda a comunidade. Muita gente está há dois, três, quatro anos esperando uma ultrassonografia, e o Fila Zero está aqui para resolver isso hoje”, destacou a prefeita, ressaltando a importância do programa para reduzir filas históricas e acelerar o acesso da população aos exames.
Débora reforçou que o objetivo é que as pessoas saiam da ação com suas demandas encaminhadas: “Hoje é o momento para elas saírem daqui resolvidas.”
Ao falar sobre o trabalho da rede municipal de saúde, a prefeita também destacou uma das conquistas marcantes do seu governo: a garantia do 14º salário para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, por meio da transferência integral do Incentivo Financeiro Adicional (IFA).
Débora lembrou que transformar o IFA em 14º salário foi um compromisso assumido ainda na campanha e cumprido no primeiro ano de governo:
“Foi um compromisso de campanha com os agentes de saúde e de endemias. No meu primeiro ano, eu cumpri. Sei o quanto eles trabalham, o quanto se dedicaram — inclusive na pandemia — e decidi valorizá-los como merecem.”
A prefeita também destacou que, embora o repasse do IFA não seja obrigatório, optou por destiná-lo integralmente aos profissionais da ponta.
“Há 11 anos eles almejavam essa transferência. O IFA é um recurso federal que o prefeito pode usar onde quiser na atenção básica. Mas eu entendi a importância desses profissionais e escolhi garantir esse reconhecimento. Em janeiro, todos estarão recebendo.”
