Débora Régis destaca impacto da 3ª edição do Fila Zero, desta vez no Centro: “É a saúde chegando para quem mais precisa”

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis, celebrou nesta segunda-feira (21) o início da terceira edição do programa Fila Zero, agora instalada na Praça da Matriz, no Centro da cidade. Após o sucesso das ações nos bairros de Itinga e Vida Nova, a gestora destacou a importância da iniciativa para a região central, que acumula uma das maiores demandas reprimidas por serviços de saúde no município.
“O Fila Zero é um sucesso. Foi em Itinga, foi em Vida Nova, e será aqui também, no Centro. Temos uma grande quantidade de pessoas que aguardam exames há anos, inclusive ultrassonografias que estão pendentes há mais de dois anos”, afirmou Débora.
Segundo a prefeita, o objetivo principal do programa é eliminar a fila de espera por exames e consultas deixada nos últimos anos. “A ideia é justamente essa: zerar essa demanda antiga e começar a gerar novos agendamentos. É um esforço para resolver de vez os problemas da saúde em toda essa região”, explicou.
A estrutura montada no Centro atenderá, de segunda a sexta-feira, moradores de bairros como Lagoa dos Patos, Vila Praiana, Ipitanga, Pitangueiras, Vilas do Atlântico, Jockey Club, entre outros. No local, os cidadãos têm acesso a consultas especializadas, exames de imagem e laboratoriais, mamografias, ecocardiograma, MAPA, holter, raio-x, entre outros procedimentos.
Débora também revelou o planejamento das próximas etapas do programa. “Depois do Centro, vamos levar o Fila Zero para Portão, e, em seguida, para a região de Areia Branca, Jambeiro e Capelão. O cronograma segue o volume de demanda reprimida de cada região. A meta é realizar pelo menos 90 mil procedimentos entre exames e consultas”, anunciou.
A prefeita reforçou que a ação é voltada especialmente para quem mais precisa de cuidado e acolhimento. “Sabemos que há pessoas esperando há três, quatro anos por um exame ou uma consulta. Hoje, elas vão sair daqui já atendidas ou com o procedimento agendado, com dia e hora marcados, para garantir o direito de cuidar da própria saúde — inclusive de forma preventiva”, concluiu.