Débora Régis destaca pertencimento e união durante chegada do fogo simbólico em Lauro de Freitas

Durante cerimônia simbólica em comemoração ao 2 de Julho, realizada nesta segunda-feira (30) em Lauro de Freitas, a prefeita Débora Régis (União Brasil) destacou a importância de manter viva a história da luta pela independência da Bahia e reforçou o papel da educação e da união regional nesse processo. O município recebeu, de forma simbólica, o fogo que representa o marco cívico da independência do Brasil no estado.
“Precisamos criar no coração das nossas crianças o sentimento de pertencimento”, afirmou Débora ao defender a inserção da história local na grade curricular das escolas municipais. “Quando você tem esse pertencimento, você luta, enfrenta tudo e todos pelo município. Não podemos deixar que a história se perca. Precisamos que as novas gerações entendam o papel da nossa cidade na independência da Bahia e, consequentemente, do Brasil”, completou.
A prefeita também ressaltou a importância da união entre cidades vizinhas, mesmo com diferenças partidárias. “São cidades irmãs, que atravessam rios em comum. É hora de esquecer siglas partidárias e unir forças pelos nossos municípios”, disse, referindo-se a Camaçari, que enviou representante para a solenidade. Débora ainda anunciou o compromisso de criar um museu municipal, como previsto em seu plano de governo, para preservar e divulgar a memória de Lauro de Freitas. Por fim, fez um apelo pela valorização dos símbolos cívicos nas escolas: “Hoje muitas crianças não sabem cantar o Hino Nacional, que dirá o da Bahia. Isso precisa mudar, e cabe a nós resgatar esse sentimento de identidade.”