Decreto de emergência para cidades atingidas por manchas de óleo inclui Lauro de Freitas

 Decreto de emergência para cidades atingidas por manchas de óleo inclui Lauro de Freitas

Lauro de Freitas é um dos seis municípios atingidos pela mancha de óleo incluídos no decreto de situação de emergência assinado na tarde desta segunda-feira (14), pelo governador em exercício, João Leão. Além de Lauro de Freitas, o decreto também contempla Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada e Jandaíra. Os valores destinados a cada cidade serão definidos a partir do volume das manchas e do tamanho da orla de cada município.

Acompanhada do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Augusto César, e dos secretários de Meio Ambiente, Alexandre Marques, e de Serviços Públicos, Lindaura Francisco, a prefeita Moema Gramacho participou da assinatura do decreto, e detalhou para a imprensa ações que estão sendo desenvolvidas em Lauro de Freitas, iniciadas antes do aparecimento das primeiras manchas de óleo nas praias do município.

“Em Lauro registramos poucas manchas, ainda assim nossas equipes têm trabalhado dia e noite com ações de monitoramento e de limpeza das pequenas pelotas de óleo que apareceram. Também temos orientado os pescadores que caso encontrem peixes que possam estar contaminados não os consumam nem devolvam ao mar. A orientação é que sejam entregues às equipes do INEMA. Todo este trabalho tem sido feito em contato direto com as equipes do IBAMA, INEMA, e Defesa Civil Municipal e Estadual”.

Ainda de acordo com a prefeita, o município tem se preocupado também com os rios, especialmente o Joanes, que antes de chegar a Lauro passa por outros municípios e deságua na Praia de Buraquinho. “O Joanes é responsável hoje pelo abastecimento de grande parte dos municípios da região metropolitana, e está em uma área de preservação ambiental. Caso ele seja contaminado temos de estar prontos para agir o mais rápido possível”, ressaltou a prefeita.

As equipes que estão realizando os trabalhos de monitoramento e remoção das manchas de óleo em Lauro de Freitas utilizam proteção adequada como luvas, botas e máscara. A Defesa Civil e salva-vidas também estão monitorando as praias e orientando banhistas e moradores da orla para que não toquem na substância e não enterrem as pelotas. Caso sejam encontrados animais atingidos pelo óleo, não devem ser tocados nem devolvidos ao mar, a orientação é avisar imediatamente aos órgãos ambientais.

Telefones para contato

SEMARH: (71) 3369-9134

CIMU PMLF 24h 156

Ibama: (71) 3172-1650

Bombeiros: 193

Polícia Ambiental: 190

TAMAR (71) 3676-104

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgar Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

14/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading