Defesa Civil de Lauro de Freitas contribui com debates sobre comunicação pública de crise e gestão de desastres na UFBA

Diante do aumento da frequência e da complexidade dos desastres naturais e emergências urbanas, bem como da necessidade de respostas cada vez mais rápidas, transparentes e inclusivas por parte do poder público, a comunicação de crise tornou-se um eixo estratégico da gestão de riscos. Nesse contexto, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) sediou o workshop “Comunicação de Crise e Gestão de Desastres”, integrado à mesa-redonda “Comunicação Pública de Desastres: perspectivas para o futuro”.
O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu pesquisadores, gestores e autoridades públicas com o objetivo de debater soluções tecnológicas e políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos desafios da comunicação em situações de crise, além de fortalecer a divulgação científica e a troca de experiências entre academia, gestores públicos e sociedade civil.
Para o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas, Henderson Fábio Alves, o tema é atual e de grande relevância para o fortalecimento da comunicação pública. “A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas, juntamente com as demais autoridades presentes, discutiu tecnologias voltadas à comunicação de crise e ao gerenciamento de desastres”, destacou o superintendente do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF).
O gestor ressaltou ainda que, nesse contexto, “a UFBA desenvolveu um aplicativo com múltiplas funcionalidades, inclusive voltadas ao público PcD [Pessoas com Deficiência], promovendo maior inclusão dessas pessoas em cenários de desastre. “Trata-se de uma ferramenta inovadora, que proporciona mais facilidade e eficiência, contribuindo para uma comunicação mais inclusiva”, afirmou.
O aplicativo citado é o UAware. A programação do workshop incluiu apresentações da equipe executora sobre os resultados do projeto, palestras, demonstrações de soluções tecnológicas e mesas-redondas. O público-alvo foi composto por pesquisadores convidados, profissionais das áreas de gestão de crises e emergências, segurança pública e tecnologia, além de estudantes de graduação e pós-graduação e representantes da sociedade civil.
O encontro contou ainda com a participação do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo; do coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Antônio Júlio Nascimento; e do major Ubiraci Barreto, diretor de Engenharia da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
