Defesa Civil de Lauro de Freitas emite alerta vermelho após aumento no nível das barragens

Em meio às intensas chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira (2), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (ligada à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública – SSPLF), intensificou o monitoramento das barragens e emitiu alerta vermelho nesta segunda-feira (5). A medida foi tomada após a verificação do aumento significativo no nível das águas das barragens de Joanes I e Ipitanga I.
Segundo o superintendente Handerson Fábio Alves, diversos fatores contribuíram para a decisão, como a abertura das comportas da barragem Joanes II, a elevação do nível das águas em todos os reservatórios da região, a geografia do município, a tábua de marés e, principalmente, o volume das chuvas. Diante do cenário, a Defesa Civil pede que os moradores, especialmente os que vivem em áreas ribeirinhas ou com histórico de alagamentos, fiquem em alerta e acionem o órgão em caso de emergência.
Desde o início das chuvas, a gestão municipal tem atuado de forma integrada para atender rapidamente aos chamados da população. As secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança, Mobilidade Urbana (SEMOB) e Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) permanecem mobilizadas para mitigar os efeitos dos temporais. A Defesa Civil pode ser acionada pelos canais oficiais, através do número 199 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.