Defesa Civil de Lauro de Freitas emite alerta vermelho após aumento no nível das barragens

 Defesa Civil de Lauro de Freitas emite alerta vermelho após aumento no nível das barragens

Em meio às intensas chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira (2), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (ligada à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública – SSPLF), intensificou o monitoramento das barragens e emitiu alerta vermelho nesta segunda-feira (5). A medida foi tomada após a verificação do aumento significativo no nível das águas das barragens de Joanes I e Ipitanga I.

Segundo o superintendente Handerson Fábio Alves, diversos fatores contribuíram para a decisão, como a abertura das comportas da barragem Joanes II, a elevação do nível das águas em todos os reservatórios da região, a geografia do município, a tábua de marés e, principalmente, o volume das chuvas. Diante do cenário, a Defesa Civil pede que os moradores, especialmente os que vivem em áreas ribeirinhas ou com histórico de alagamentos, fiquem em alerta e acionem o órgão em caso de emergência.

Desde o início das chuvas, a gestão municipal tem atuado de forma integrada para atender rapidamente aos chamados da população. As secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança, Mobilidade Urbana (SEMOB) e Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) permanecem mobilizadas para mitigar os efeitos dos temporais. A Defesa Civil pode ser acionada pelos canais oficiais, através do número 199 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.