Delação da Odebrecht deve começar na próxima semana

A semana que vem será uma das mais movimentadas para a Lava Jato. Isso porque, os primeiros depoimentos dos executivos da Odebrecht que assinaram delação premiada com o Ministério Público Federal devem ser agendados para a próxima semana. Eles deverão ser interrogados em Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras cidades onde residem. 
 
Conforme O Globo, pelos contratos com a Procuradoria-Geral da República, eles deverão relatar detalhes das denúncias mencionadas que prometeram fazer antes da assinatura dos acordos. Em vários casos, terão que apresentar cópias de e-mails, extratos, troca de mensagens, entre outros documentos, que comprovem os crimes descritos.
 
Segundo uma fonte com acesso às negociações, as provas são robustas. Ainda segundo O Globo, os executivos teriam registrado boa parte da movimentação que faziam para obter contratos na Petrobras e em outras áreas da administração pública. O banco de dados do setor de operações estruturadas, uma área criada na empreiteira apenas para facilitar o pagamento de propina, conteria provas cabais de transações ilegais entre a Odebrecht e um vasto número de políticos. Depois de uma certa resistência no início, executivos concordaram em abrir parte dos sistema aos investigadores.
 
A quebra das senhas do setor de operações estruturadas teria sido um dos momentos decisivos para o avanço das negociações dos acordos. Uma outra área do banco de dados do “departamento da propina”, no entanto, ainda estava inacessível até recentemente. Os operadores do esquema, ultra-exclusivo, teriam perdido ou desaparecido com as senhas. Uma das hipóteses aventadas durante as negociações era que, se necessário, seria buscado apoio externo para recuperar arquivos criptografados. Mesmo sem esses dados, os acordos poderão sacudir o sistema político do país, na avaliação de envolvidos nas negociações.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading