Departamento de Polícia Técnica da Bahia implanta coleta de impressões sem uso de tinta

 Departamento de Polícia Técnica da Bahia implanta coleta de impressões sem uso de tinta

O processo de coleta das impressões digitais através do live scan, equipamento biométrico que permite a captura das digitais sem o uso de tinta, já é uma realidade no Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

O novo sistema funcionou inicialmente como piloto no Posto SAC Barra, mas hoje, além desta unidade, já está implantado nos postos do Salvador Shopping, Bela Vista, Cajazeiras, Periperi e Liberdade, em Salvador, e nos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias.

“Este investimento garantirá um atendimento mais rápido e mais seguro ao cidadão”, pontuou Socorro de Maria, diretora do Instituto de Identificação Pedro Mello, ao explicar que antes era necessária a digitalização das fichas com todos os dados e agora tudo está mais automatizado: a coleta é simultânea ao atendimento e enviada assim que concluído o trabalho.

Para o mecânico Carlos Alberto Souza Santos, a retirada da nova cédula de identidade foi bem tranquila. “Com certeza foi um processo mais rápido”, afirmou ao finalizar o atendimento, que durou em torno de 15 minutos.

O sistema valida as impressões coletadas, informando ao operado a qualidade das digitais. “Embora ainda seja mantida nossa autonomia para avaliação do material, a indicação do sistema certamente nos ajuda”, ressaltou o perito técnico Hílton Bispo Sacramento, coordenador do Pedro Mello no Posto Sac Barra.

As pessoas que possuem alterações nas papilas em decorrência de desgastes, alergias ou má formações continuarão, por uma questão técnica, realizando a coleta com a tinta.

Até o final do ano, o sistema deverá ser instalado nos postos de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Barreiras, Itabuna, Ilhéus, Jacobina, Sac Feira Centro II (Feira de Santana), Eunápolis e Sac Conquista II (Vitória da Conquista).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading