Depois de receber mais 6.600 doses, Lauro de Freitas amplia vacinação de pessoas com comorbidades para 50 anos ou mais nesta quarta (5)

 Depois de receber mais 6.600 doses, Lauro de Freitas amplia vacinação de pessoas com comorbidades para 50 anos ou mais nesta quarta (5)

 

“Uma dose de esperança diante desse pesadelo que já dura mais de um ano”, assim o servidor público João Bernardino, 55, se expressou após ser imunizado com a primeira dose da vacina Astrazeneca, na manhã desta terça-feira (04), no drive do Ginásio de Esportes do Aracuí. Asmático, ele revelou que vivia apreensivo com medo de ser infectado com a Covid-19, o que poderia agravar seu quadro de saúde.

 

O servidor público foi uma das mais de 1.300 pessoas vacinadas nesta terça-feira (4), em Lauro de Freitas. O município, que ontem recebeu mais 6.600 doses do imunizante Astrazeneca, amplia para 50 anos ou mais a faixa etária de pessoas com comorbidades que serão vacinadas nesta quarta (5). A segunda dose para quem tomou Coronavac continua suspensa. O município aguarda a liberação de novo lote pelo Ministério da Saúde.

 

Público elogia rapidez no atendimento

 

Para o educador Cláudio Bonfim, 40, o momento foi classificado como um grande alívio. Professor da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas há mais de dez anos, ele contou que estava ansioso para o grande dia. “Estou trabalhando de forma remota há mais de um ano. Essa dose me dá esperança e um pouco mais de segurança para voltar a trabalhar diretamente com os meus alunos e mais normalidade ao que estamos vivendo”. 

 

Quem também estava feliz e aliviado foi o chef de cozinha Ricardo Krayche, 54, que integra o grupo de pessoas com comorbidades. Paciente cardíaco, ele tem stent no coração e foi vacinado no drive de Portão. Ele contou que essa primeira dose representa a esperança de que tudo está prestes a melhorar. “O meu desejo é de que todos sejam vacinados o quanto antes. Só a vacina pode mudar essa realidade que vivemos”, disse.

 

Krayche ainda elogiou a rapidez no atendimento. “O movimento foi muito tranquilo. Tudo bem rápido mesmo. Não demorou nada, o que é ainda melhor para a gente e torna o processo ainda melhor”, completou.

 

João, Cláudio e Ricardo se somam às mais de 31 mil pessoas vacinadas com a primeira dose em Lauro de Freitas. Outras 13 mil já completaram o ciclo de imunização com o reforço da segunda dose.

 

Nesta terça, além dos profissionais da educação, o município imunizou outros públicos que estão inclusos nesta etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, a exemplo de transplantados, tratamento de hemodiálise e cardiopatia hipertensiva. As doses foram aplicadas nos drive-thrus no Ginásio de Esportes do Aracuí, na Escola Municipal Dois de Julho, Terminal de Transportes de Portão, ao lado do CIMU, e na Escola Esfinge, em Areia Branca, das 8h às 15h. 

 

Pacientes com comorbidades devem apresentar relatório médico especificando o problema de saúde. É imprescindível que o documento esteja em papel timbrado e carimbado, com validade de até seis meses, a depender da patologia. É necessário apresentar também o cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

 

Confira aqui a relação de comorbidades

 

50 anos ou mais

– Hipertensão arterial

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão alvo

– Diabetes mellitus

– Anemia falciforme

 

18 anos ou mais

– Doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise

– Síndrome de down

– Transplantados

– Insuficiência cardíaca

– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronárias

– Valvopatias

– Miocardias e pericardiopatias

– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênitas no adulto

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Pacientes oncológicos

– Outras doenças renais crônicas

– Pneumopatias crônicas graves

– Obesidade mórbida

– Doença cerebrovascular

– Doenças hepáticas crônicas / cirrose hepática

 

Pessoas vivendo com HIV (18 anos ou mais)

Local: Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading