Depois de reformados, CEO e mais doispostos de saúde são devolvidos à população laurofreitense
O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), na Itinga, e as Unidades de Saúde da Família Padre João Abel, no Jambeiro, e Parque São Paulo, foram entregues completamente recuperados pela Prefeitura de Lauro de Freitas nesta sexta-feira (10). Com a requalificação, a unidade odontológica amplia sua capacidade de atendimento nas especialidades cirúrgicas, estomatologia, periodontia, endodontia, ortodontia, prótese, atendimento a pacientes especiais e clínicas.
“O Ceo é um equipamento de referência deixado pelo governo Lula. Aqui em Lauro de Freitas temos o orgulho de dizer que trouxemos esta unidade garantindo o acesso da população a saúde bucal. Hoje, devolvemos esse importante dispositivo, com equipes completas compostas por onze dentistas especializados”, explicou a prefeita Moema Gramacho.
A estrutura conta com sete consultórios e equipamentos modernos de última geração. O sistema de marcação é totalmente computadorizado com encaminhamentos feitos através das Unidades de Saúde da Família. “A partir de agora, com as instalações adequadas, vamos qualificar e ampliar o atendimento”, garantiu a coordenadora de Saúde Bucal de Lauro de Freitas, Gabriela Borges.
Para o secretario da Saúde, Erasmo Moura, a reabertura do Ceo é mais uma etapa vencida. Ele informou que até o final de fevereiro todas as unidades fechadas pelo antigo gestor serão reabertas. Apenas o posto de Santa Bárbara não será reaberto agora. Fechado no segundo ano da gestão passada para reforma, o posto está destruído e até cavalo foi encontrado dentro da unidade.
Somando com os Postos de Saúde Padre João Abel, no Jambeiro, e a unidade no Parque São Paulo, reabertos também hoje, a prefeitura já entregou nove dos quinze equipamentos que tiveram suas atividades suspensas. “Não entendemos como um médico pôde fazer isto com nossa cidade. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a população o acesso a saúde”, disse.
O Ceo atende das 7h às 21h. A triagem é realizada nos PSFs do município.
Na reabertura das USFs, a prefeita Moema Gramacho fez uma homenagem aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. “Sempre digo que as pessoas devem receber os agentes muito bem. Eles levam prevenção e saúde. Quem fecha a porta ao agente de endemias, abre a porta para o mosquito, e com ele a zika, a dengue e a chikungunya”, alertou.