Deputada Federal Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher, falece aos 39 anos
A Deputada Federal Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher, veio a óbito na madrugada deste domingo, 12 de maio, aos 39 anos, em São Paulo, onde estava hospitalizada no Hospital Vila Nova Star, a deputada foi internada em estado grave após passar por uma cirurgia para a remoção de um nódulo no pâncreas no dia 1º de maio. Desde então, enfrentou complicações médicas, incluindo intervenções no fígado e nas vias biliares.
Na terça-feira, 7, a parlamentar foi submetida a um procedimento de drenagem das vias biliares e, na sexta-feira, 10, passou por uma radiointervenção. Segundo boletim médico divulgado no sábado, 11, ela seguia em estado grave e sob cuidados intensivos.
Amália era conhecida por sua atuação política e por sua proximidade com Michelle Bolsonaro, participando ativamente em eventos e manifestações políticas. Além de sua carreira política, Amália era jornalista e foi eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022, desempenhando papéis importantes em comissões como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação.
O falecimento da deputada também foi lamentado por membros da família Bolsonaro, com o senador Flávio Bolsonaro expressando condolências aos familiares da parlamentar.