Deputada Tia Ju exalta criatividade baiana e liderança de Ivana Bastos em entrega do Prêmio Unale na ALBA

A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), destacou nesta quinta-feira (21) a relevância da conquista da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com o Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2024, na categoria Gestão em coletiva de imprensa que contou com parlamentares de diversos estados do país.
Tia Ju ressaltou a criatividade e a capacidade de inovação do povo baiano, atributos refletidos no projeto vencedor da ALBA: “O baiano é super criativo e inovador. Quando a Bahia ganha esse prêmio, percebemos o reafirmar de tudo isso. A Assembleia inova e compartilha com o público e com o Brasil uma gestão moderna e transformadora”, afirmou.
A presidente da Unale também chamou atenção para o caráter histórico da liderança feminina na política baiana, enaltecendo a atuação da deputada Ivana Bastos, primeira mulher a presidir a ALBA. “É emblemático ter, pela primeira vez, uma mulher presidindo a Assembleia da Bahia. Isso é histórico pelo tamanho que a Bahia tem. Hoje são apenas três mulheres presidentes de Assembleias Legislativas no país, e Ivana orgulha não só a Bahia, mas também a Unale”, declarou.
Tia Ju lembrou ainda que Ivana já presidiu a entidade em três ocasiões, consolidando-se como uma liderança nacional respeitada. “A sessão da deputada Ivana como presidente foi notória em todo o Brasil. Ela representa a Bahia e a Unale com grandeza, e hoje nos enche de orgulho estarmos aqui entregando esse prêmio em sua gestão.”
O evento também reuniu parlamentares de estados como Acre, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, reforçando o caráter coletivo e integrador da premiação. Tia Ju anunciou que a próxima conferência nacional da Unale acontecerá em dezembro, no Rio Grande do Sul, com a criação de uma nova categoria de premiação voltada para as TVs legislativas. “Queremos prestigiar o trabalho das TVs das Assembleias, que têm feito um trabalho gigante de comunicação e transparência, fundamental para aproximar o Legislativo da população”, explicou.
A deputada destacou sua ligação com a Bahia, mesmo sendo representante do Rio de Janeiro. “Eu não deixo de ser baiana, volto a dizer: sou ‘baioca’. Vivo no Rio, que me acolheu e já me deu três mandatos, mas a Bahia é muito inteligente e exporta tudo o que tem de melhor para o Brasil”, concluiu.