Deputado Eduardo Salles questiona licitação antecipada das BRs 324 e 116 e cobra explicações sobre ferrovias paralisadas

 Deputado Eduardo Salles questiona licitação antecipada das BRs 324 e 116 e cobra explicações sobre ferrovias paralisadas

O deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA, anunciou nesta terça-feira (08) a aprovação unânime pela convocação do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para prestar esclarecimentos sobre o processo de concessão das BRs 324 e 116. O parlamentar classificou como “absurdo” a publicação no Diário Oficial da União marcando audiências públicas para o dia 5 de maio, quando a atual concessionária Via Bahia só deve encerrar suas atividades em 15 de maio.

“Como pode haver audiências públicas para uma nova concessão antes mesmo do término do contrato vigente? Isso não tem lógica e precisamos de explicações urgentes”, afirmou Salles durante reunião da comissão. O deputado também cobrou posicionamento sobre a paralisação de duas importantes obras ferroviárias no estado: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e a Ferrovia Oeste-Leste, ambas sob responsabilidade da ANTT.

Salles defendeu uma abordagem mais cuidadosa no processo de concessão, que terá validade de 25 a 30 anos. “Antes de qualquer licitação, é fundamental fazer um balanço completo do que foi entregue pela Via Bahia, identificar o que ficou pendente e, a partir daí, construir um projeto robusto através de amplo debate”, explicou. O parlamentar destacou a necessidade de transparência no processo, já que se trata de uma concessão de longo prazo que impactará diretamente o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do estado. A expectativa agora é que a ANTT atenda ao chamado da ALBA para esclarecer os pontos levantados pela comissão.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.