Deputado Glauber Braga suspende greve de fome após acordo com presidência da Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) anunciou nesta quinta-feira (17) o fim da greve de fome que mantinha há nove dias. A decisão ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantir que a cassação do mandato do parlamentar não será votada no plenário no momento.
Braga iniciou o protesto depois que o Conselho de Ética da Câmara aprovou a cassação de seu mandato, devido a um incidente em abril de 2024, quando ele expulsou um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) com empurrões e chutes.
Hugo Motta decidiu adiar a deliberação sobre o caso até o final do semestre, nos próximos dois meses. Assim, qualquer análise sobre a cassação só poderá ocorrer a partir de agosto, ultrapassando inclusive o prazo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Com a voz fraca e o olhar cansado, Glauber Braga agradeceu o apoio dos movimentos sociais e de colegas parlamentares pelas articulações recentes. *”Estou suspendendo a greve de fome, mas não estamos suspendendo a luta contra o orçamento secreto”*, afirmou.