Deputado Hassan apoia luta em defesa dos pacientes crônicos renais da Bahia
Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Hassan reuniu-se em seu gabinete na manhã dessa quarta-feira (15) com o presidente da Associação de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia (Renal Bahia), José Vasconcelos de Freitas, discutindo formas de apoiar e ajudar as pessoas acometidas de Doenças Renais Crônicas (DRC) e estimular a prevenção “que à
enfermidade”. O parlamentar assumiu o compromisso de apoiar as ações da Renal Bahia, e afirmou que vai verificar a viabilidade para destinar recursos de emendas para a associação e buscar também o apoio de deputados federais.
O presidente da Renal Bahia agradeceu o apoio do deputado e frisou que as DRC são silenciosas, e que a prevenção é realmente a melhor forma de evitá-las, mas falta informação ao público, e que é preciso dar visibilidade ao assunto para esclarecer a população e incentivar a prevenção.
Vasconcelos revelou que a incidência das DRC no Brasil é alarmante, atualmente com mais de 150 mil pessoas acometidas. “Na Bahia o índice é menor, em torno de 15 mil pacientes, das quais 10 a 11 mil fazem hemodiálise, pois a demanda é maior que a oferta”. O presidente da Renal Bahia destacou que as pessoas com insuficiência renal crônica são afetadas por inúmeras outras enfermidades “e todas são cardiopatas”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2040 a enfermidade será a quinta causa de morte no mundo.
“A situação é muito grave” disse Hassan, alertando a necessidade de investir em campanhas educativas, informação e prevenção. Passando da palavra à ação, o parlamentar propôs a organização de um projeto de palestras nas escolas e entrou em contato com o secretário de Saúde de Jequié, Marlon Santos, onde será realizada a primeira palestra.
O diagnóstico precoce é fundamental para a controlar a enfermidade, mas Vasconcelos é enfático em reafirmar que a prevenção é a melhor arma. “Podemos prevenir sendo fiscal do xixi, observando a cor da urina e se produz espuma”, simplifica ele, esclarecendo que é preciso evitar o excesso de proteínas, não consumir anabolizantes, fazer exercícios físicos, não fumar, e beber muita água para evitar a desidratação.