Deputado Hassan parabeniza a UFBA por 79 anos de contribuições à sociedade

O dia 2 de julho, data cívica da maior relevância e motivo de orgulho para nós, que comemoramos a vitória baiana sobre as tropas portuguesas em 1823, dando um passo definitivo para a consolidação da independência do Brasil, é também um marco importante para a ciência, artes, cultura, saúde, para a educação pública, e para a própria democracia. “Foi num dia 2 de julho, no ano de 1946, que foi oficialmente fundada a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que neste ano completa 79 anos”, explicou o deputado municipalista Hassan (PP).
Lembrando ao longo de quase oito décadas a UFBA se projetou nos cenários nacional e internacional como importante instituição, com grandes feitos e projeção de grandes nomes, o deputado Hassan (PP), protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), moção de congratulações. Ao justificar a iniciativa, o parlamentar destacou, dentre outras, “as contribuições que a instituição tem dado à sociedade na área da saúde, como as pesquisas sobre o Zika vírus e a genotipagem da Covid, fundamentais para a compreensão das doenças e para o desenvolvimento de estratégias de combate aos surtos, além das pesquisas sobre o câncer, desenvolvendo tratamentos inovadores”.
Citando dados históricos, o deputado lembra que a UFBA teve início a partir da Escola de Cirurgia da Bahia, que é hoje a atual Faculdade de Medicina da Bahia, fundada pelo príncipe regente Dom João VI, em fevereiro de 1808. A UFBA foi constituída formalmente como universidade em 8 de abril de 1946, e instalada em 2 de julho do mesmo ano.
O legislador considera a UFBA uma referência em ensino superior, permitindo que o conhecimento gerado em seus laboratórios e salas de aula impacte positivamente em toda a sociedade. E revelou sua alegria em saber que um campus da universidade será implantado em Jequié, sua cidade natal, conforme anunciado pelo governo federal, que incluiu recursos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de dez novos campi universitários em cinco regiões do país, um dos quais será em Jequié. “Essa é uma importante ação de interiorização do ensino superior, que vai consolidar o município como pólo educacional”, disse Hassan.
O autor da moção, destacou o primeiro reitor da UFBA, o médico Edgar Santos, para quem a universidade era mais do que um espaço de ensino, mas também casa das artes, da ciência e da cultura. “Graças a essa visão, foi na Universidade Federal da Bahia que surgiram as sementes dos movimentos estudantis, do Cinema Novo e da Tropicália”, disse o parlamentar, listando que “como alunos ou professores passaram pela UFBA nomes como João Ubaldo Ribeiro, Glauber Rocha, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dentre outros”.
“Através do professor Paulo César Miguez de Oliveira, atual reitor, quero parabenizar a todos os professores e funcionários, que mantém viva essa importante instituição”, disse o deputado, destacando ainda a importância do legado deixado pelos ex-reitores Edgar Santos, Roberto Santos, Lafayette Pondé e Germano Tabacof, dentre outros, que tiveram atuações marcantes na vida da UFBA.