Deputado Hassan saúda população de Ubatã pelos 72 anos de emancipação política

 Deputado Hassan saúda população de Ubatã pelos 72 anos de emancipação política

Relembrando a história de Ubatã e a luta do seu povo ao longo dos anos para se tornar independente, o deputado municipalista Hassan (PP) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de aplausos ao município de Ubatã, pela passagem do 72º aniversário de emancipação, comemorado nesta sexta-feira (26). “Através da líder política Simeia Queiroz, cumprimento e parabenizo toda população ubatenses”, disse o parlamentar.

Destacando a história do município, localizado no Território Médio Rio de Contas, marcada por intensa luta pela emancipação, o deputado pontua que Ubatã, com uma população hospitaleira e trabalhadora, tem grande potencial para se tornar exemplo de turismo sustentável, em função de suas riquezas naturais. Ele entende que iniciativas de preservação e incentivo ao turismo ecológico são estratégias importantes para o desenvolvimento da cidade”.

De acordo com dados históricos, Ubatã teve sua ocupação iniciada em 1909, com a fundação do povoamento Dois Irmãos, em território de Orojó, distrito do município de Camamu, e em 1918 foi elevado à condição de Distrito de Paz. Quatorze anos depois teve o nome alterado para São Sebastião, com a nova configuração de integração pelo município de Maraú, mas no ano seguinte retornou ao domínio de Camamu.

Um ano depois, Dois Irmãos desmembrou-se do distrito de Orojó, passando a ser anexado à jurisdição da cidade de Rio Novo (atual Ipiaú), com o nome de distrito Alfredo Martins. Só em 1943, através do decreto estadual n° 141, retificado pelo decreto n° 12.978 de 1944, o distrito denominou-se Ubatã.

A partir de então, o distrito de Ubatã entrou no cenário político. Expandiu-se política, social e comercialmente, nascendo o desejo de separação do município de Rio Novo (Ipiaú). Emancipadores como Flávio Gonçalves Dias, Auto Marques, Osmar Oliveira, Leônidas Pereira de Oliveira, Hamilton Fernandes Mota e Hermiro Ribeiro, iniciaram um movimento que resultou na carta de emancipação, apoiada pelos então deputados Moutinho Dourado, Nelson David Ribeiro e Aloísio de Castro.

A carta foi acolhida pelo então governador Régis Pacheco, que em 12 de dezembro de 1952 decretou a emancipação. Mas o município de Ipiaú apelou e a demanda foi parar no Tribunal Superior, no Rio de Janeiro, à época capital federal, que manteve a decisão do governador, garantindo a emancipação de Ubatã, promulgada em 26 de setembro de 1953, data oficial de criação do município. Em novembro de 1953, Sandoval Fernandes Alcântara foi eleito o primeiro prefeito.

26 de setembro de 2025

Josalto Alves – DRT-BA 931

71.987997484

Foto – Euro Amâncio

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.