Deputado Matheus Ferreira defende criação da Comissão da Juventude e destaca transporte universitário em audiência na ALBA

Na manhã desta terça-feira (26), o deputado estadual Matheus Ferreira participou de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que tratou do transporte universitário. O parlamentar reforçou a importância de retomar a Comissão da Juventude da Casa, como instrumento de diálogo e construção de políticas públicas voltadas aos jovens baianos.
Segundo Matheus, a demanda é antiga e vem sendo apresentada por lideranças como Nivaldo Millet, coordenador da Cojuve e representantes. “É um pedido que recebo desde o início do meu mandato, que a gente possa reencaminhar a abertura da nossa Comissão da Juventude. Eu acho que isso pode ser uma grande viabilidade para grandes debates e discussões, trazendo jovens de toda a Bahia”, afirmou.
O deputado também relacionou o tema do transporte universitário às dificuldades cotidianas da juventude, tanto em Salvador quanto no interior. Para ele, a pauta precisa estar no centro das discussões da ALBA, pois é um desafio que impacta diretamente o acesso à educação e às oportunidades. “A gente sabe a dificuldade que cada um passa, e principalmente a juventude. Quando falamos de projeto e oportunidade, temos diversos em andamento nesta Casa que visam a inclusão dos jovens no mercado de trabalho”, destacou.
Matheus Ferreira citou ainda uma proposta em elaboração que prevê a reserva de vagas para jovens em obras realizadas pelo governo do estado. “Já pedi o apoio do nosso líder do governo, porque é um projeto que visa disponibilizar vagas em obras públicas, garantindo uma porcentagem para a juventude. Isso também faz parte do papel do parlamentar, criar caminhos para que os jovens possam se inserir no mercado de trabalho”, explicou.
O deputado concluiu defendendo a união de esforços entre os poderes municipais, estaduais e, sobretudo, a participação direta da juventude. Ele agradeceu a oportunidade de participar do debate e fez um convite às lideranças para construírem juntos a nova Comissão da Juventude. “Esse espaço é fundamental, e assuntos como o transporte universitário poderiam ser discutidos semanalmente. Quero aqui já me colocar à disposição para presidir a comissão, trabalhando lado a lado com cada jovem e cada representante da sociedade civil”.