Deputado Matheus Ferreira promove reunião na Comissão de Meio Ambiente para discutir poluição do Rio Joanes

Como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e junto aos deputados Cafú Barreto e José Arimateia, o deputado Matheus Ferreira (MDB), realizou nesta manhã, uma importante reunião para discutir a questão da poluição do Rio Joanes.
Com a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ambientalistas, de associações de moradores das áreas atingidas, da colônia de pesca Z57 de Buraquinho e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o deputado Matheus Ferreira chamou atenção sobre a necessidade de uma revitalização urgente do Rio Joanes que por muitos anos, foi fonte de sustento de cerca de 600 famílias, pescadores e marisqueiras na Região Metropolitana de Salvador e com o passar dos tempos, está morrendo. “Essa discussão de hoje é para buscarmos junto aos órgãos competentes, uma forma de recuperar esse importante rio que antes garantia o sustento e saciava a fome das pessoas que dependiam dele para sobreviver. Nosso objetivo é proteger nossos recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para todos aqueles que dependem da existência do Rio Joanes,” ressaltou.
De acordo com o presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
(OSCIP), Fernando Borba, a poluição do Rio Joanes é uma luta que começou há mais de 15 anos quando a colônia de pescadores de Buraquinho foi em busca de respostas das autoridades. “É uma luta antiga e que parece não ter fim. Mas hoje, estamos aqui, confiantes no apoio e parceria do deputado Matheus e dos demais parlamentares, que se sensibilizaram com essa causa e tem demonstrado interesse em nos ajudar,” pontuou.
Durante as discussões, o deputado Matheus Ferreira anunciou que vai colocar em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei de sua autoria que tenha o objetivo a educação ambiental nas comunidades e nas escolas com vistas a conscientização da sociedade sobre os danos e perigos quanto a poluição nos rios. “Nosso mandato está a disposição para lutar por essa causa para que as famílias que perderam o seu meio de vida, possam recupera-lo. O projeto recebido aqui hoje das organizações representantes do Rio Joanes, será levado ao Governo do Estado e aos órgãos responsáveis para juntos, encontramos maneiras de recuperar esse tão importante rio.”