Deputado Otto Alencar Filho Solicita Ampliação de Recursos para o Plano Safra 2024/2025

O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) enviou, nesta quinta-feira (3), uma indicação ao Ministério da Economia propondo a ampliação dos recursos destinados ao Plano Safra 2024/2025. O objetivo da proposta é viabilizar novas contratações de financiamentos com subvenção federal, fundamentais para garantir a colheita das novas safras e fortalecer o setor agropecuário, que atravessa um momento de grande dificuldade devido ao cenário econômico desafiador.
Em fevereiro de 2025, o Tesouro Nacional suspendeu novas contratações de financiamentos no âmbito do Plano Safra, em razão do aumento significativo nos gastos com a equalização das taxas de juros e o atraso na aprovação da Lei Orçamentária de 2025. Essa medida afetou diretamente o agronegócio, já fortemente impactado pela alta da Selic e o aumento nos custos de produção.
“O agronegócio brasileiro precisa ser fortalecido. Estamos falando de uma atividade essencial para o país. Quando o governo não dá os meios para o desenvolvimento adequado, não cria as condições mínimas necessárias para que o setor se sustente e consiga superar as crises que têm afetado diversas regiões brasileiras”, afirmou o deputado Otto Alencar Filho.
O requerimento também destaca que, embora a Medida Provisória nº 1.289, de fevereiro de 2025, tenha aberto crédito extraordinário para subvenções, a demanda por esses recursos pode superar os valores disponíveis, o que agravaria ainda mais a situação. O parlamentar defende, portanto, a ampliação dos recursos destinados ao Plano Safra, tendo em vista o aumento dos custos de produção e a elevação das taxas de juros.
“A ampliação dos recursos do Plano Safra é urgente, especialmente diante do cenário econômico difícil que estamos enfrentando, com a alta da taxa de juros e o aumento no custo dos insumos em dólar. Se isso não for feito, os recursos disponíveis não serão suficientes para atender ao que o agro brasileiro precisa”, ressaltou.
O deputado reforça que é essencial que o Ministério da Economia tome medidas rápidas e eficazes para garantir o suporte necessário ao setor agropecuário, evitando maiores prejuízos e assegurando a continuidade de uma atividade fundamental para a economia nacional.