Deputados assumem prefeituras, vereadores vão para secretarias; veja mudanças

Com a escolha da deputada federal Tia Eron (PRB), pelo prefeito ACM Neto (DEM), para assumir a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), o Pastor Luciano (PMB), assume a vaga deixada por ela na Câmara Federal. Luciano afirmou que irá dar segmento aos projetos realizados. “Quero dar continuidade aos trabalhos que eu comecei a fazer e espero que em 2017 tenhamos um ano melhor para o Brasil e para a minha Bahia”. 

Dois vereadores também deixarão seus cargos para ingressar em secretarias na segunda administração de ACM Neto. Geraldo Júnior vai para a Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer, deixando sua vaga na Câmara para o suplente J. Carlos Filho (SD), que é vereador, mas não conseguiu se reeleger no pleito de outubro. 

Outro vereador que deixará a Câmara é Cláudio Tinoco (DEM). O democrata foi escolhido para ser secretário de Cultura e Turismo, deixando sua vaga no Legislativo Municipal para o suplente, que também é vereador, Vado Malassombrado (DEM). 

Caso o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) assuma a Secretaria de Governo da Presidência da República, ele deixará a vaga para o atual superintendente do Procon na Bahia, Marcos Medrado (PR). Eleito pelo SD, Medrado é o segundo suplente da coligação, atrás apenas de Pastor Luciano (DEM) – Luiz Argolo, então primeiro suplente, ficou impedido de assumir o mandato após ser preso na Operação Lava Jato.

Deputada federal e deputados estaduais assumem prefeituras

Esse ano também, no pleito de outubro, cinco deputados estaduais foram eleitos como prefeitos: Vando (PSC) foi eleito prefeito de Monte Santo, Rogério Andrade (PSD), de Santo Antônio de Jesus, Robério Oliveira (PSD), de Eunápolis, Jânio Natal (PTN), de Belmonte, e Temóteo Brito (PSD), de Teixeira de Freitas. O deputado estadual Bruno Reis (PMDB) foi eleito vice-prefeito de Salvador. Já na Câmara de Deputados, Moema Gramacho (PT), foi eleita prefeita de Lauro de Freitas. A vaga de Moema será ocupada pelo suplente Fernando Torres (PSD). 

Herzem Gusmão assumiria novamente a vaga de Bruno Reis (PMDB), pois é o primeiro suplente da coligação do PMDB, mas foi eleito prefeito de Vitória da Conquista. Com a vitória em Conquista, a suplência ficaria com Antônio Elinaldo (DEM), que foi eleito prefeito de Camaçari. Contudo, quem ficará com a vaga é o terceiro suplente, Samuel Couto, do PSC. Já o deputado Vando será substituído por Heber Santana (PSC), que é vereador de Salvador.

A cadeira  de Rogério Andrade não deve ficar com o primeiro suplente, já que o petista Bira Corôa seria a primeira opção, mas já exerce o mandato no lugar de Vítor Bonfim (PDT), que está licenciado como secretario de Agricultura. Bira Corôa ficaria então com a vaga em definitivo. 

A vaga de Rogério Andrade ficará com Mirela Macedo (PSD), que foi eleita vice-prefeita de Lauro de Freitas, na chapa de Moema Gramacho, e é primeira suplente na coligação de 2014, mas não ficará no Executivo de Lauro de Freitas. Robério Oliveira, que foi eleito prefeito de Eunápolis, será substituído por Mário Augusto Neto (PT).

O deputado Jânio Natal vai mesmo renunciar à Prefeitura de Belmonte, dando lugar para o irmão Janival Natal (PTN). Assim, Jânio permanece na Assembleia Legislativa. 

*Metro1

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.